A presidenta da ANESP, Elizabeth Hernandes, conversou com o portal Poder Delas a respeito dos potenciais efeitos negativos da Reforma Administrativa, caso venha a ser aprovada no Congresso. Apresentada pelo deptado Pedro Paulo (PSD-RJ), a proposta é, de acordo com Hernandes, “punitivista” e não visa, exclusivamente, a melhoria da qualidade dos serviços públicos.
Read MoreA EPPGG Maria Aparecida Chagas Ferreira publicou, no Jota, artigo em que discute como será o “servidor do futuro”. Partindo do curioso caso da nomeação de uma ministra criada por Inteligência Artificial na Albânia, a autora analisa as transformações na força de trabalho e as novas necessidades do serviço público.
Read More“Acordo de concorrência do Mercosul: evolução ou involução?”. Esse é o questionamento que mobiliza o EPPGG Pedro Florêncio em artigo publicado no Anuário do Mercosul 2025, divulgado no Fórum Latino Americano e do Caribe de Concorrência da OCDE.
Read MoreO EPPGG Pedro Cavalcante assina artigo, publicado no Jota, a respeito das transformações tecnológicas pelas quais a China tem passado nas últimas décadas. Para o autor, impressiona os movimentos sucessivos de aperfeiçoamento do sistema de ciência, tecnologia e inovação chinês – a título de exemplo, no início do século 21, os EUA lideravam 60 das 64 tecnologias-chave contra apenas três em que a China se destacava. “Em 2023, o quadro se inverteu, com a liderança chinesa em 57 dessas 64 áreas, incluindo as de cadeias produtivas altamente sofisticadas”, aponta Cavalcante.
Read MoreO Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) realizaram um debate sobre desenvolvimento social inclusivo e coesão social na América Latina, com destaque para desafios da desigualdade, fragilidade institucional e desinformação para fortalecer a democracia.
Read MoreO EPPGG James Görgen publicou um artigo no Jota, em coautoria com Germano Johansson, no qual debate o tema da soberania digital e as possibilidades – e necessidade – de regulamentação das big techs. Intitulado “O Vale do Silício contra a parede?”, os autores comentam a conjuntura atual que, apesar da proximidade e confluência entre Trump e dos donos das big techs, indica alguns limites ao poderio destes conglomerados.
Read MoreO artigo “Planejamento e Orçamento Participativo: Porto Alegre nos anos 1990”, do EPPGG Álvaro Magalhães, foi publicado no jornal Matinal, e traz memórias do processo de construção do OP. O texto destaca a importância do Orçamento Participativo como um mecanismo de planejamento que apoiou a formulação das Diretrizes para Porto Alegre em 1993 e do Plano Diretor de Porto Alegre em 1995, além de ter servido de inspiração em gestão pública e participação social para muitas cidades do mundo.
Read MoreO EPPGG Felipe Augusto Machado publicou na Folha de S.Paulo o artigo “Diagnóstico de que Brasil precisa reduzir tarifas é equivocado”, em que questiona a cobertura dada a um estudo que defende a abertura comercial unilateral do país.
Read MoreOs EPPGGs Bruno Queiroz Cunha e Pedro Cavalcante debatem, em artigo publicado no Jota, a proposta de criação de uma agência reguladora específica para políticas digitais no Brasil.
Read MoreA Inteligência Artificial (IA), apesar das possibilidades positivas de uso, podem criar ambientes tóxicos e perigosos para a convivência social e para a democracia. É o que afirma o EPPGG aposentado Francisco Gaetani, atualmente secretário extraordinário para a Transformação do Estado no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em artigo publicado no Valor Econômico na última sexta-feira (1).
Read MoreEm texto no Outras Palavras, o EPPGG James Görgen discute a estratégia de inteligência artificial recém-anunciada pelos Estados Unidos – o America’s AI Action Plan. Embora apresente uma retórica que, à primeira vista, pareça defender valores universais comuns para uma IA que sirva a todos os países, o documento também pode ser lido como mais uma ameaça de ação hegemônica dos Estados Unidos sobre os países do Sul Global, “principalmente, para as nações que, como o Brasil, estão buscando uma via independente e soberana às duas forças que competem pela liderança em IA globalmente”, ressalta o EPPGG.
Read MoreA EPPGG Denise Direito publicou artigo na revista Revue Internationale des Études du Développement a respeito do desmonte dos mecanismos participativos da política de assistência social no Brasil no período de 2015 a 2022. Embora a fase mais aguda da pandemia de covid-19 esteja incluída nesse recorte – o que pressionou as áreas de políticas sociais –, as despesas da assistência social, quando comparados os gastos discricionários de 2016 com os de 2021, registraram queda de 54% no País.
Read MorePor que não se pensar em um órgão público responsável pela agenda digital brasileira? É o que questiona o EPPGG James Görgen, junto a Luiz Alberto dos Santos, em texto publicado no Jota. Eles argumentam que os temas vinculados à essa agenda – como, por exemplo, regulação de plataformas, governança da internet, inclusão digital, IA, infraestrutura digital, economia de dados, entre outros – têm crescido em número e em importância, o que justificaria, por si só, a criação de uma nova estrutura capaz de articular essas pautas e de criar maior sinergia e alinhamento entre os diversos agentes envolvidos.
Read MoreFábio Frattini Marchetti, aprovado no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para a carreira de EPPGG, é um dos semifinalistas do 2º Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria “Ciências Agrárias e Ciências Ambientais”. Atualmente, ele está realizando o curso de formação na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), parte necessária para a aprovação no concurso e sua futura nomeação.
Read MoreA EPPGG Denise Direito é coautora, ao lado do pesquisador Sérgio Queiróz, do Texto para Discussão publicado pelo Ipea, intitulado “Inteligência Artificial nos Países do BRICS: soberania, estágios de desenvolvimento e diferentes perspectivas”. O estudo analisa documentos de referência sobre IA elaborados por dez países-membros do BRICS, com o objetivo de identificar as principais prioridades de cada um para o desenvolvimento da tecnologia.
Read MoreEm artigo publicado no Jota, o EPPGG James Görgen, junto a Germano Johansson – pesquisador no programa CyberBRICS do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas (FGV) – discute o tema da soberania digital. No texto intitulado “O sequestro da soberania digital”, eles demonstram preocupação com o grau de dependência estrutural que os países criaram em torno de corporações privadas – “na maior parte das vezes ainda sob jurisdição norte-americana”.
Read MoreO EPPGG Paulo Kliass foi entrevistado pelo Instituto Humanitas Unisinos (IHU), onde falou sobre dívida pública e desigualdade no Brasil. Kliass, que é economista, aponta que entre abril de 2023 e março de 2024, o País já gastou R$ 935 bilhões com o pagamento de juros da dívida pública.
Read MoreO Guia Referencial de Sandbox Regulatório foi premiado na 5ª edição do Conexão Inova, alcançando o segundo lugar na categoria Regulação: projetos concluídos. As EPPGGs Leila de Morais, Andrea Macera e Sabrina Maciel atuam na coordenação do projeto, que foi desenvolvido em colaboração entre o Laboratório de Inovação da Advocacia-Geral da União (Labori/AGU) e a Secretaria de Competitividade e Política Regulatória do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (SCPR/MDIC).
Read MoreEm artigo no Jota, o EPPGG James Görgen fala sobre o julgamento das ações que questionam a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), a ser retomado nesta semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Görgen, o artigo em questão estabeleceu princípios e “rasos” deveres para a atividade de empresas de tecnologia na rede mundial de computadores.
Read MoreA EPPGG Fabiola Sulpino, coordenadora de Saúde da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), é coautora de um estudo que mostra o impacto da judicialização de gastos com medicamentos em estados brasileiros. Em 2023, o gasto médio em medicamentos judicializados correspondeu a 32,9% do total gasto em medicamentos dos estados brasileiros que disponibilizaram a informação. Em municípios, esse valor chegou a 8,4% da despesa com assistência farmacêutica.
Read More