No último dia 5 de fevereiro, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pela regularização dos chamados “penduricalhos” – verbas classificadas como indenizatórias que, na prática, aumentam salários e permitem a ultrapassagem do teto remuneratório previsto na Constituição. A decisão do juiz prevê um prazo de até 60 dias para que órgãos de todos os níveis da federação revisem as verbas pagas aos membros de Poderes e a seus servidores públicos. As parcelas que não tiverem previsão expressa em lei deverão ser imediatamente suspensas após esse prazo.
Read MoreTrês programas de formação em Vigilância em Saúde da Fiocruz Brasília, implementados por meio do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (Nevs/Fiocruz Brasília), coordenado pelo EPPGG Claudio Maierovitch, foram classificados entre os melhores do Brasil pelo Laboratório de Inovação em Saúde (EpiLab, do Ministério da Saúde). O resultado foi divulgado na última quarta-feira, 4/2.
Read MoreEstão abertas as inscrições para o Programa de Capacitação de Longa Duração (PCLD) 2026. Se você está planejando fazer mestrado, doutorado ou pós-doutorado com início no segundo semestre de 2026, este é o momento de se planejar e garantir sua participação.
Read MoreDaniel Avelino, presidente da ANESP, representou a Associação na primeira Assembleia Geral da Frente Parlamentar Servir Brasil, que ocorreu na manhã da quarta-feira (4) em Brasília. O encontro marcou oficialmente a abertura das reuniões ordinárias da entidade neste ano.
Read MoreEm artigo publicado no JOTA, o EPPGG Antonio Miguel Santos criticou a aprovação, pelo Congresso Nacional, de um novo pacote de reajustes, gratificações e benefícios para os servidores da Câmara dos Deputados e do Senado. Em sua análise, essa medida torna ainda mais explícita uma contradição central do debate brasileiro sobre a chamada reforma administrativa: “Não se trata apenas de um aumento salarial em um momento fiscalmente delicado, mas de um gesto político que confronta, de forma direta, o discurso reiterado de que o Estado brasileiro precisa conter o crescimento da despesa com pessoal, racionalizar carreiras, reduzir assimetrias e combater privilégios”.
Read MoreOs EPPGGs Celina Pereira e Francisco Gaetani (EPPGG aposentado, atual secretário extraordinário para a Transformação do Estado) relatam, em artigo publicado no JOTA, a implementação de três grandes mutirões nacionais no âmbito do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI): para a Carteira de Identidade Nacional (CIN), para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e para o lançamento das bases para a estruturação de um novo Estado brasileiro. “Estes são três eixos estruturantes, afetos às áreas de atuação do MGI, que se reproduzem em várias outras dimensões da vida pública nacional”, defendem.
Read MoreA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na última quarta-feira (28/1), durante a 1ª Reunião Pública da Diretoria Colegiada de 2026, a regulamentação de todas as etapas da produção de cannabis para fins medicinais no Brasil. A decisão cumpre determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de novembro de 2024, que reconheceu a legalidade da produção da planta “para fins exclusivamente medicinais e/ou farmacêuticos, atrelados à proteção do direito à saúde”.
Read MoreEm artigo publicado no JOTA, o EPPGG Gustavo Jorge Silva discute a interação entre as políticas monetária, cambial e fiscal e os limites reais da autonomia estatal em um sistema financeiro internacional integrado. O autor revisita o debate sobre a interação da política monetária com os outros aspectos da política macroeconômica, indo dos marcos iniciais estabelecidos por Keynes até os trabalhos de Mundell e Fleming, cujas conclusões apontaram para a ineficácia da política monetária onde há livre mobilidade de capitais e taxa de câmbio fixa.
Read MoreO Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) e o Fórum dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) protocolaram, na última sexta (30), no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a pauta reivindicatória dos servidores federais para 2026.
Read MoreA ANESP mantém uma ampla rede de convênios pensada para oferecer vantagens reais no dia a dia de seus associados e associadas. São parcerias com foco em educação, saúde, bem-estar e lazer, além de serviços especializados e automotivos, com condições diferenciadas também para dependentes. As parcerias contemplam diversas instituições e serviços em Brasília e região, ampliando o acesso a benefícios de qualidade.
Read MoreA ANESP renovou mais um convênio educacional em 2026: o Centro Educacional Sigma mantém condições especiais no ato da matrícula e mensalidades para associados/as da ANESP e seus dependentes.
Read MoreJá está disponível para download o número 76 da Revista do Serviço Público (RSP). Publicada pela Enap, esta edição especial é dedicada à reflexão sobre mulheres na gestão pública: caminhos para a igualdade de gênero.
Read MoreO EPPGG Emilio Chernavsky publicou artigo no Contexto Brasil em que comenta, de forma bastante crítica, processos de privatização em setores estratégicos como o elétrico e de saneamento. Ele parte do caso da Enel, em São Paulo, que, no início de dezembro passado, após fortes vendavais, deixou milhões de pessoas no escuro – parte delas, durante vários dias, gerando enormes inconvenientes à população e prejuízos milionários a empresas.
Read MoreEm entrevista ao JOTA, o EPPGG aposentado Francisco Gaetani, atual Secretário Extraordinário para a Transformação do Estado no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), falou sobre a proposta de uma nova lei geral da administração pública elaborada pela pasta. O objetivo é substituir integralmente o arcabouço normativo que orienta a organização da gestão pública federal, estruturado a partir do Decreto-lei 200/1967.
Read MoreA ANESP acaba de renovar o convênio com o Colégio Sagrado Coração de Maria, mantendo a concessão de condições especiais de matrícula para associados/as e seus dependentes. A instituição está localizada no SGAN 702, Conjunto C, Asa Norte, em Brasília, e oferece desconto de 5% nas parcelas da anuidade dos cursos.
Read MoreComeçaram nesta quarta (21) os cursos de formação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para os candidatos convocados suplementarmente – entre eles, estão 37 do cadastro de reserva da carreira de EPPGG mais nove pessoas de vagas não preenchidas. A previsão é que o curso dure até 26 de maio deste ano nas dependências da ENAP, totalizando uma carga horária de 580 horas - a maior entre as carreiras do CPNU. As aulas são presenciais, de segunda a sexta-feira, em Brasília. Veja detalhes do programa do curso para EPPGG.
Read MoreO EPPGG James Görgen publicou, nesta terça-feira (20), no site Outras Palavras, o artigo “IA: A China tem outro projeto”, em que pontua que o país conduz uma estratégia deliberada e coordenada para se tornar líder global em inteligência artificial até 2030, articulando autonomia tecnológica, transformação econômica, reorganização social e projeção geopolítica.
Read MoreA Enap, em parceria com a Associação Brasileira de Ciência Política, abriu uma chamada pública para a seleção de livros e coletâneas que irão compor a carteira editorial da Escola em 2026. Serão selecionadas até 10 obras, de acordo com as modalidades previstas em edital. As inscrições vão até 15 de fevereiro.
Read MoreO Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou a edição número 80 do Boletim Radar, editado pela Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset). A publicação reúne 14 artigos, assinados por mais de 20 autores, com foco em produção sustentável e nos instrumentos fiscais e regulatórios para enfrentar a mudança do clima.
Read MoreFoi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (16), a convocação de mais quatro EPPGGs para o curso de formação específico da carreira, terceira etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). As vagas resultam da desistência de outros candidatos que, após terminarem o curso, não tomaram posse. Ao todo, já são nove EPPGGs chamados em convocação suplementar – cinco em segundo chamada, mais quatro agora.
Read More