Em artigo publicado no site Congresso em Foco, Luiz Alberto dos Santos – que já integrou a carreira de EPPGG e foi consultor legislativo no Senado – analisa a trajetória e os desafios do teto remuneratório no serviço público brasileiro. Segundo o autor, apesar de previsto na Constituição de 1988 como instrumento de racionalidade administrativa e controle fiscal, o mecanismo vem sendo sucessivamente esvaziado por exceções, interpretações ampliativas e pela criação de parcelas indenizatórias que, na prática, funcionam como remuneração.
Read MoreEm artigo publicado no site Congresso em Foco, no último dia 9/2, o EPPGG Antonio Miguel dos Santos ressalta que a enorme maioria dos servidores públicos não defende supersalários e tampouco se beneficia deles. Segundo o autor, a narrativa de que o funcionalismo constitui um grupo homogêneo e excessivamente remunerado distorce o debate público e ignora a realidade de milhares de servidores que recebem remunerações muito abaixo do teto constitucional.
Read MoreNo último dia 5 de fevereiro, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pela regularização dos chamados “penduricalhos” – verbas classificadas como indenizatórias que, na prática, aumentam salários e permitem a ultrapassagem do teto remuneratório previsto na Constituição. A decisão do juiz prevê um prazo de até 60 dias para que órgãos de todos os níveis da federação revisem as verbas pagas aos membros de Poderes e a seus servidores públicos. As parcelas que não tiverem previsão expressa em lei deverão ser imediatamente suspensas após esse prazo.
Read More2025 foi um ano intenso para a ANESP, repleto de conquistas e de desafios. Foi o ano que viu uma nova turma de EPPGGs tomar posse após um hiato de 15 anos: 141 novos gestores – a 17ª turma da carreira – foram nomeados em outubro. A eles se somaram ainda nomes do cadastro de reserva, chamados após atuação constante da ANESP junto às autoridades.
Read MoreA ANESP, junto às outras entidades filiadas ao Fonacate, estiveram na Câmara dos Deputados nesta quarta (17), a fim de demonstrar apoio aos parlamentares que atuam pelas pautas em defesa do serviço público. O foco principal foi a oposição à PEC 38, nova proposta de reforma administrativa que ameaça reduzir a capacidade de atuação do Estado.
Read MoreA Associação Nacional dos Especialistas e Analistas em Infraestrutura (ANEINFRA) homenageou, na última semana, a ex-presidenta da ANESP Elizabeth Hernandes por seu trabalho durante a gestão 2024-2025, encerrada em 10 de dezembro.
Read MoreA EPPGG Celina Pereira, secretária-adjunta da Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado, publicou artigo no Jota em que discute gestão por resultados e avaliação de desempenho no setor público – temas que voltaram a ganhar atenção devido à proposição da PEC 38, apresentada em outubro deste ano no Congresso Nacional. O artigo tem coautoria de Alexandre Gomide e Roberto Pires.
Read MoreAs entidades filiadas ao Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) se reuniram nesta quarta (12) para traçar estratégias contra a PEC 38/2025, atual proposta de reforma administrativa em trâmite na Câmara dos Deputados. Na ocasião, a presidenta da ANESP, Elizabeth Hernandes, foi homenageada, já que foi sua última participação no cargo – na próxima semana, a Associação escolhe uma nova diretoria.
Read MoreO Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado), o Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) e centrais sindicais organizam, para o dia 29 de outubro, um ato nacional em defesa do serviço público e em rechaço à proposta de Reforma Administrativa apresentada pelo deputado federal Pedro Paulo (PSD/RJ). A Marcha Nacional do Serviço Público terá concentração às 9h, em frente ao Museu Nacional, em Brasília.
Read MoreNa quinta-feira, 2 de outubro, o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) apresentou sua proposta de Reforma Administrativa ao Congresso Nacional, em um pacote que inclui uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), um Projeto de Lei Complementar (PLP, em referência à Lei de Responsabilidade de Resultados) e um Projeto de Lei (PL, em referência ao Marco Legal da Administração Pública).
Read MorePreocupadas com as propostas apresentadas pelo deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) em relação à reforma administrativa, associações e sindicatos que representam carreiras do serviço público federal, estadual e municipal se reuniram, na manhã desta terça-feira (07), com o Deputado Federal André Figueiredo (PDT-CE) – presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Frente Servir Brasil).
Read MoreA ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, concedeu entrevista ao Correio Braziliense, na qual pontua algumas divergências em relação à proposta de Reforma Administrativa que é discutida atualmente no âmbito do Legislativo, com relatoria do deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ).
Read MoreNa última sexta-feira (12), a Câmara Técnica de Transformação do Estado reuniu representantes da sociedade civil organizada, especialistas e integrantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para discutir os trabalhos do Grupo de Reforma Administrativa e o possível encaminhamento de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ao Congresso Nacional.
Read MoreA Folha de S.Paulo trouxe nesta segunda-feira (15), uma sistematização do que deverá constar nos textos legislativos relacionados à reforma administrativa, segundo entrevistas concedidas pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), que coordena o grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que estudou o tema.
Read MoreNa última terça-feira (9), representantes das centrais sindicais reuniram-se com os ministros Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) e Esther Dweck (Gestão e Inovação) para manifestar preocupação com a condução do debate em torno da Reforma Administrativa. Entre os pontos destacados estiveram a ausência de textos oficiais, a divulgação de propostas pela imprensa, o anúncio de tramitação acelerada e a exclusão das centrais das discussões realizadas pelo Grupo de Trabalho (GT) da Câmara dos Deputados.
Read MoreO Fonacate protocolou nesta quarta-feira (10), na presidência da Câmara dos Deputados, um requerimento solicitando acesso ao texto da PEC da Reforma Administrativa e às demais propostas. O ofício foi direcionado ao deputado federal Hugo Motta (Republicanos/PB), e em cópia ao coordenador do Grupo de Trabalho da Reforma Administrativa, deputado federal Pedro Paulo (PSD/RJ). O requerimento é assinado por Rudinei Marques, presidente do Fonacate, e pela presidenta da ANESP, Elizabeth Hernandes.
Read MoreA maioria dos brasileiros avalia bem os serviços prestados pelos funcionários públicos, não aprova supersalários e reconhece a importância da estabilidade, indica pesquisa realizada pelo Datafolha. O levantamento, voltado à gestão de pessoas no setor público, foi encomendado pelo Movimento Pessoas à Frente, e ouviu, entre 9 e 12 de junho, 2.008 pessoas em cidades de diferentes portes de todas as regiões do país.
Read MoreA Câmara dos Deputados agendou para a próxima quarta-feira (3), a reunião de uma comissão geral no plenário para debater a reforma administrativa. Como não há um texto para basear os debates, cresce entre servidores e entidades sindicais o receio a retrocessos, principalmente pelo possível aumento das contratações temporárias no funcionalismo público.
Read MoreEm reportagem publicada nesta quarta-feira (27/8), a Folha de S.Paulo destaca que entidades do funcionalismo público já iniciaram movimentos de mobilização diante das propostas em discussão na reforma administrativa. Entre os pontos considerados mais preocupantes estão a regulamentação da contratação de servidores temporários e a limitação do teletrabalho.
Read MoreEm entrevista ao blog Políticas e Justiça, da Folha de S.Paulo, publicada em 20 de agosto, a cientista política Gabriela Lotta afirmou que a democracia brasileira não se sustenta sem servidores públicos estáveis, valorizados e com condições adequadas de trabalho.
Read More