Nota de falecimento

A ANESP lamenta o falecimento, no último sábado (06), do EPPGG Paulo Malamud (6ª turma). Na carreira desde 2002, o gestor teve importante atuação no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e no Ministério de Minas e Energia. Também acumulou larga experiência no setor privado, nas décadas de 70, 80 e 90.

Read More
Duas vagas na Secretaria Especial de Desestatização e Desenvolvimento do Ministério da Economia

O Gabinete da Secretaria Especial de Desestatização e Desenvolvimento do Ministério da Economia (SEDD/ME) abriu processo para selecionar dois EPPGGs para compor a equipe. O prazo para candidatura é 12 de Abril.

Read More
Assembleia decide não recorrer em ação sobre pagamento de GCG a cedidos

Após duas derrotas seguidas na ação iniciada em 2011 para tentar garantir aos associados cedidos a percepção da GCG em percentual máximo previsto em lei (Ação Coletiva n. 0045933-30.2011.4.01.3400 ), a Assembleia Geral da ANESP, realizada na tarde desta quinta-feira (4), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), decidiu desistir de prosseguir com a medida.

Read More
ANESP e entidades do Fonacate analisam minutas de emendas à Reforma da Previdência

Seguindo as atividades em relação à Reforma da Previdência, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) realizou, na tarde desta terça-feira (2), nova reunião de articulação interna. O encontro serviu para afinar detalhes sobre as sugestões de emendas parlamentares que serão apresentadas à PEC 006/2019.

Read More
EPPGG participa de projeto lançado pela Enap com o tema Governança

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou nesta semana nova série do projeto Enap Entrevista. Com foco em governança no setor público, a proposta é abordar o tema por meio de conversas com professores, servidores públicos e pesquisadores.

Read More
Debate aborda uso de sistemas automatizados de atendimento ao usuário no setor público

Na próxima quinta-feira (11), de 10h às 12h, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizará mais uma edição do GN Papo. O evento reunirá acadêmicos e representantes de instituições públicas e privadas para dialogar sobre o tema "Chatbot - O Chat dos Bots”.

Read More
Convocação para Assembleia Geral Extraordinária da ANESP em 04 de abril de 2019

A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) convoca todos os seus associados a reunirem-se em Assembleia Geral Extraordinária, em local a ser confirmado, no dia 04 de abril de 2019, quinta-feira, com primeira chamada às 12h, com a presença de metade mais um dos sócios, ou às 12h30, em última chamada, com a presença de qualquer número de sócios, para tratar dos seguintes assuntos:

1. Aprovação da ata da Assembléia anterior;
2. Possibilidade de desistência de ação que busca pagamento de GCG em percentual máximo a cedidos;
3. Esclarecimentos sobre Reforma da Previdência (PEC 006/2019).
4. Outros assuntos.

Read More
Inscrições abertas para o 23ª Concurso Inovação no Setor Público

Estão abertas até o próximo dia 22 as inscrições para a 23ª edição do Concurso Inovação no Setor Público. Realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a premiação valoriza iniciativas inovadoras dedicadas a repensar atividades cotidianas, com foco na melhoria da gestão de organizações e de políticas públicas, contribuindo para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população.

Read More
ANESP consegue decisão judicial para manter mensalidades por consignação

Foi deferida tutela de urgência em ação judicial patrocinada pela ANESP para sustar os efeitos do Decreto nº 9.735/2019, que retira do Decreto nº 8.690/2016 a previsão para que sindicatos e associações efetuem cobranças de contribuições de servidores em folha de pagamento. O ajuizamento da ação foi proposto pelo presidente da entidade, Alex Canuto, na última assembleia geral, no dia 13 de março, para ocorrer caso as negociações com o governo fossem infrutíferas, como acabou acontecendo. Na ocasião, a assembleia aprovou a proposta por unanimidade.

Read More
Pública elege nova Diretoria

A Pública - Central do Servidor realizou na tarde desta quarta-feira (27) eleição da Diretoria que liderará a entidade no período entre 2019 e 2023.

O Presidente será José Gozze, da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp). Já as Vice-Presidências serão ocupadas por João Marcos de Sousa, da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital - PR (Fenafisco-PR), e Hugo René de Sousa, da Federação Brasileira de Sindicatos das Carreiras da Administração Tributária da União, dos Estados e Distrito Federal - MG (Febrafisco-MG).

Read More
Referência em gestão pública e avaliação, Michael Barzelay palestra na Enap na próxima terça-feira; inscrições ainda estão abertas

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizará, na próxima terça-feira (2), das 18h às 21h30, a palestra "Designed, Not Copied: The Making of Public Management”, feita pelo professor Michael Barzelay, da London School of Economics and Political Science (LSE, Reino Unido). A ocasião marcará também o lançamento de mais uma obra de autoria do palestrante: “Public Management as a Design-Oriented Professional Discipline”.

Read More
Concurso de charges aborda temática da reforma da previdência

Em mais uma ação para alertar à sociedade os perigos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 006/2019, de Reforma da Previdência, o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) lançou, na última segunda-feira (25), o 1º Concurso Nacional de Charges com o tema “Nova Previdência: melhor para quem?”. 

Read More
Vaga no Gabinete da Secretaria Especial de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia

O Gabinete da Secretaria Especial de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia (SEDD/ME) está com uma vaga de assessor aberta para EPPGG. O prazo de inscrições no processo seletivo é 12 de abril.


Read More
Ministério do Turismo abre 22 vagas para EPPGGs

Um total de 14 unidades que integram a estrutura do Ministério do Turismo abriram, nesta semana, 22 vagas direcionadas à carreira de EPPGG do governo federal. Os interessados têm até 09 de abril para candidatura. 

Read More
Lançado Prêmio EPPGG 2019 para reconhecer atuações, projetos e análises de destaque

Estão abertas até o próximo dia 21 de abril as inscrições para o Prêmo EPPGG 2019.  Foi idealizado com o objetivo de reconhecer atuações de destaque na Administração Pública de membros da carreira de EPPGG do governo federal, tanto individualmente quanto em equipe, assim como projetos e programas de ação, bem como trabalhos e artigos acadêmicos .

Read More
Governo retira previsão normativa para Sindicatos e Associações descontarem em folha contribuições de associados

O governo publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (22), o Decreto nº 9.735/2019, por meio do qual retira do Decreto nº 8.690/2016 a previsão para que sindicatos e associações efetuem cobranças de contribuições de servidores em folha de pagamento.

Read More
Fonacate lança primeiro vídeo da campanha contra reforma da previdência

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) lançou, nesta quarta-feira (20), a nova campanha de mídia em defesa da Previdência, que está sendo veiculada na Globo News e em outras plataformas digitais.


Read More
Duas vagas disponíveis para EPPGGs no Ministério da Economia

Duas unidades do Ministério da Economia (ME) abriram nesta semana vagas para EPPGGs. as oportunidades são na Subsecretaria de Competitividade e Melhorias Regulatórias (SCMR) da Secretaria da Advocacia da Concorrência e Competitividade, vinculada à Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), e no Gabinete da Secretaria de Gestão (Seges).

Read More
Com participações de EPPGGs, IPEA lança livro sobre coordenação do Poder Executivo

Em evento realizado na última sexta-feira (15), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou a publicação "O Presidente e seu núcleo de governo: a coordenação do Poder Executivo”. Organizado pelo EPPGG Pedro Cavalcante e por Alexandre Gomide, a obra reúne artigos provenientes de estudos conjuntos feitos por pesquisadores do Ipea e de universidades brasileiras sobre características e funcionamento do núcleo de governo no Brasil no período de 1995 a 2014.

Read More