Em artigo publicado no Jota, o EPPGG James Görgen propõe estratégias para que o Brasil realize – de fato – sua industrialização digital, recuperando o que ele considera “tempo perdido” em décadas anteriores. “Além de pesados investimentos em infraestrutura produtiva e pessoas, precisamos de coordenação governamental”, afirma.
Read MoreO EPPGG Eduardo Nilson publicou artigo em que debate os impactos econômicos do consumo de sal para o sistema público de saúde da Costa Rica. O texto foi publicado na revista Plos One em coautoria com Jaritza Vega-Solano, Karol Madriz-Morales e Adriana Blanco-Metzler.
Read MoreA EPPGG Pricilla Maria Santana é a nova secretária da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul. Empossada pelo governador Eduardo Leite, no dia 11/01, Pricilla é a primeira mulher a assumir a Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Read MoreEm balanço realizado pelo jornal Valor Econômico, em 28 de dezembro de 2022, a respeito dos quatro anos de governo Bolsonaro, um paradoxo fica evidente quando se fala em políticas sociais: ao mesmo tempo em que as medidas de transferência de renda cresceram, cresceu também a pobreza no Brasil. Uma das especialistas ouvidas pela matéria foi a socióloga, EPPGG Letícia Bartholo, que resume a situação da seguinte forma: “Bombou o orçamento e estragou todo o resto”, afirma.
Read MoreA EPPGG Virgínia Bracarense Lopes é uma das organizadoras do livro “Compras públicas centralizadas no Brasil: teoria, prática e perspectivas”, lançado no ano passado.
Read MoreO EPPGG Roberto Pojo será o titular na Secretaria de Gestão e Inovação do recém criado Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a cargo da economista Esther Dweck. Na posição de secretária-adjunta da mesma pasta, estará a EPPGG Kathyana Buonafina.
Read MoreAs EPPGGs Denise do Carmo Direito, Natália Massaco Koga e Elaine Cristina Lício são autoras do Texto para Discussão 2828, publicado pelo Ipea, que aborda as “Mudanças de Políticas e (Des) Mobilização de Capacidades Estatais: o caso do Cadastro Único”.
Read MorePedro Cavalcante, que é EPPGG e professor do IDP e da Enap, assina artigo com o analista de Planejamento e Orçamento, Leandro Freitas Couto, publicado no Estadão com o título “Os desafios do novo Ministério do Planejamento e Orçamento”.
Read MoreEm artigo no Valor Econômico, o EPPGG Murilo Lubambo de Melo aborda os impactos das restrições europeias a importações de áreas de desmatamento. Trata-se do Regulamento sobre Produtos Livres de Desmatamento (RDFP, na sigla em inglês): “A edição do RDFP pode funcionar como incentivo adicional para combater o desmatamento ilegal e reforçar a imagem sustentável do agronegócio brasileiro. A expansão agrícola deverá ocorrer primordialmente nas dezenas de milhões de hectares de pastagens degradadas a serem recuperadas”, considera Melo.
Read MoreA coluna do jornalista Cristiano Romero, no Valor Econômico, publicada na quinta-feira, 15, sugere a proposta “Vamos falar sobre o Estado?”, a partir do lançamento de uma obra fundamental “A construção de um Estado para o século XXI” (Cobogó, 2022).
Read MoreO estudo é coordenado pelo EPPGG Marco Antônio Carvalho Natalino. Por ora, apenas uma publicação preliminar foi lançada – acesse aqui.
Read MoreO EPPGG Daniel Avelino foi convidado para debater a relação entre orçamento público e participação social no programa “Enap Entrevista”. Assista a íntegra aqui.
Read MoreAté o momento, 47 EPPGGs foram requisitados pelo Gabinete de Transição para contribuir em diferentes atribuições, como Assessor Especial da Coordenação dos Grupos Técnicos, Assessor Administrativo e Relator dos GTs. Além desses, vários outros colegas EPPGGs também estão atuando como voluntários na transição.
Read MoreEncerra nesta terça (22) o prazo para confirmações de associados e associadas à ANESP e de seus acompanhantes para a festa de fim de ano 2022.
Read MoreO estudo pioneiro calculou o número de mortes prematuras (de 30 a 69 anos) associadas ao consumo de ultraprocessados a partir de dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE e de dados demográficos e de mortalidade para 2019. Ao todo, 541,1 mil pessoas de 30 a 69 anos morreram no Brasil em 2019. Desse total, 57 mil – ou 10,5% – foram associadas ao consumo de ultraprocessados.
Read MoreO Prêmio Reconhecimento Profissional, organizado pela Secretaria de Gestão Corporativa (SGC), homenageou servidores do Ministério da Economia pelo desempenho no exercício de suas atividades, pelo tempo em atividade no serviço público e pelas ideias inovadoras que trazem benefícios ao órgão e à sociedade.
Read MoreSão muitas as formas de aproximar o pensamento acadêmico da prática da administração pública: desde a concessão de licenças de capacitação para mestrados e doutorados e a instituição de periódicos técnico-científicos; até a criação de prêmios acadêmicos que valorizem projetos em parceria com órgãos públicos e a instituição de escolas de governo. Esses são alguns dos exemplos que a EPPGG Natália Koga destaca em artigo publicado no Estadão, em parceria com os pesquisadores Bruno Sobral, Daniel Caldeira, Marcus Vinícius Braga e Temístocles de Oliveira Júnior.
Read More“Não deixe ninguém para trás”. O tema do Dia Mundial da Alimentação neste ano, comemorado em outubro, é emblemático e escancara a desigualdade e a fome tão fortemente expressas no Brasil. Foi com essa reflexão que o EPPGG Eduardo Nilson iniciou sua participação na live "Fome no Brasil: desafios da agenda de combate à fome no governo federal", promovida pela ANESP na última quarta (5).
Read MoreO Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) convida gestores a contribuírem com o debate sobre defesa da concorrência. Para tanto, pede que enviem conteúdos na temática para a Revista de Defesa da Concorrência (RDC), periódico lançado pelo órgão em 2013, a partir das profundas mudanças ocorridas com a entrada em vigor da nova Lei Antitruste (Lei nº 12.529/2011).
Read MoreA votação da MP 1.119/2022, que deveria ter ocorrido na segunda-feira, 26/9, foi remarcada para o dia 4/10. A matéria trata da reabertura, até 30 de novembro de 2022, do prazo para servidores públicos optarem pelo Regime de Previdência Complementar. A MP perde a validade justamente no dia 5 de outubro, isto é, no dia seguinte à Sessão Deliberativa Semipresencial do Senado, que poderá votar a MP 1.119.
Read More