Mais de 47 EPPGGs trabalham no Gabinete de Transição
O Gabinete de Transição, coordenado pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, está trabalhando intensamente na sede do CCBB Brasília para realizar um diagnóstico abrangente sobre o funcionamento da Administração Pública Federal, identificar riscos, alertas, ilegalidades, necessidades de apuração de órgãos de controle e preparar atos de iniciativa do Presidente eleito a serem editados imediatamente após a posse em 1º de janeiro de 2023.
Além da Coordenação Geral, exercida pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, o Gabinete de Transição possui uma Coordenação Executiva, a cargo de Floriano Pesaro, uma Coordenação de Articulação Política, com Gleisi Hoffmann, uma Coordenação dos Grupos Técnicos, sob a responsabilidade de Aloizio Mercadante, e uma Coordenação de Organização da Posse, com Rosângela Lula da Silva, e mais 31 Grupos Técnicos.
Até o momento, 47 EPPGGs foram requisitados pelo Gabinete de Transição para contribuir em diferentes atribuições, como Assessor Especial da Coordenação dos Grupos Técnicos, Assessor Administrativo e Relator dos GTs. Além desses, vários outros colegas EPPGGs também estão atuando como voluntários na transição.
Em carta dirigida ao Coordenador da Transição a ANESP propôs a colaboração de EPPGGs com o Gabinete de Transição, abrindo espaço para a carreira contribuir de forma efetiva nesse processo e seguir servindo à sociedade.
A portaria n. 23, de 16 de novembro, designou os seguintes EPPGGs para compor a Assessoria Especial da Coordenação de Grupos Técnicos do Gabinete de Transição Governamental: Danilo Marasca Bertazzi, Janira Trípodi Borja, Gabriela Vieira Oliveira Gonçalves, Lucas Ramalho Maciel, Pedro Mäder Gonçalves Coutinho, Roberto Seara Machado Pojo Rego e Valmir Dantas.
Já em 17 de novembro, a portaria n. 41, designou Fernanda Machiaveli Morão de Oliveira para também compor a Assessoria Especial da Coordenação de Grupos Técnicos do Gabinete de Transição Governamental.
"Estamos de volta a um governo que valoriza o serviço público, as carreiras do ciclo de gestão, a participação social e o diálogo como ferramenta de construção política. Os EPPGGs terão o papel de oferecer apoio técnico qualificado para a coordenação dos GTs na identificação dos retrocessos e na elaboração de sugestões para reconstruir as políticas públicas e o Estado Brasileiro. Vamos dar o suporte técnico e de gestão para que a transição possa ser um processo plural, diverso, que envolva as várias forças políticas que participam do novo governo", afirma Machiaveli.
Posteriormente, em 23 de novembro, a portaria n. 50, designou os seguintes EPPGGs para integrar os Grupos Técnicos do Gabinete de Transição: Alessandro Ferreira dos Passos, André Luiz Lara Resende Saraiva, Artur Sinimbu Silva, Camile Marques Sahb, Edmilson Dias Pereira, Fábio Kobol Fornazari, Frederico de Morais Andrade Coutinho, Henrique de Vilhena Portella Dolabella, José Armando Fraga Diniz Guerra, Kathyana Dantas Machado Buonafina, Leandro Pinheiro Safatle, Loyane de Sousa Tavares, Luciano Maduro Alves de Lima, Luiz Antônio Gonçalves Rodrigues de Souza, Marcos Alves de Souza, Maria Aparecida Chagas Ferreira, Marina Godoi de Lima, Ricardo Antônio de Souza Karam, Ricardo Lins Horta, Rogério da Veiga, Vítor Leal Santana e Wanessa Queiroz de Souza Oliveira.
No dia 1º de dezembro, a portaria n. 60, designou mais 17 EPPGGs, entre vários outros especialistas, para compor GTs da Transição. São eles: Adriana Melo Alves, Bernardo Antonio Machado Mota, Celina Pereira, Denis Scaramussa Pereira, Erick Brigante Del Porto, Fausto Pereira dos Santos, Felipe Augusto Machado, Fernando Pimentel, Letícia Bartholo de Oliveira e Silva, Lilian dos Santos Rahal, Marcos Toscano Siebra Brito, Margarete Maria Gandini, Marta Wendel Abramo, Mauro Santos Silva, Paulo Marques, Pedro Helena Pontual Machado e Roberto Nami Garibe Filho.
Um site reunindo informações sobre o Gabinete de Transição, boletins informativos, documentos técnicos e notícias, além de lista com os nomes das pessoas que fazem parte da equipe foi lançado nesta semana. Assim, atualizações sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido podem ser conhecidas. Acesse o site aqui.
Conheça os 31 Grupos Técnicos
1.Agricultura, pecuária e abastecimento
2.Desenvolvimento social
3.Cidades
4.Ciência, tecnologia e inovação
5.Comunicações
6.Cultura
7.Defesa
8.Desenvolvimento agrário
9.Desenvolvimento regional
10.Direitos humanos
11.Economia
12.Educação
13.Esporte
14.Igualdade racial
15.Indústria, comércio e serviços
16.Infraestrutura
17.Justiça e segurança pública
18.Meio ambiente
19.Minas e energia
20.Mulheres
21.Pesca
22.Planejamento, orçamento e gestão
23.Povos originários
24.Previdência social
25.Relações exteriores
26.Saúde
27.Trabalho
28.Transparência, integridade e controle
29.Turismo
30.Juventude
31.Comunicação social
Nota atualizada em 07 de dezembro de 2022.