Especialista no tema, EPPGG organiza livro sobre compras públicas centralizadas

A EPPGG Virgínia Bracarense Lopes é uma das organizadoras do livro “Compras públicas centralizadas no Brasil: teoria, prática e perspectivas”, lançado no ano passado. A obra debate o tema das compras públicas, relevante tanto em função dos gastos que representam quanto da sua essencialidade para a execução de políticas públicas: “As compras públicas representam tema de grande relevância, não só por significarem boa parcela das despesas governamentais na viabilização de políticas públicas, como por serem elas próprias políticas públicas, que fomentam comportamentos e práticas como inovação tecnológica, desenvolvimento sustentável, estímulo à produção local, circulação de riquezas, geração de empregos, proteção ao meio ambiente e preocupação com questões sociais, entre outros”, afirmam Lopes e Felippe Vilaça Loureiro Santos, que também é organizador do livro, logo na apresentação do material.

Parte da obra está disponível online – acesse aqui.

Os capítulos discutem questões como modelos de centralização de compras, avanços tecnológicos e digitalização, além de trazer experiências internacionais e regionais. Ao todo, são 23 textos, de diversos autores, que buscam suprir a falta de registros e sistematizações sobre o tema das compras públicas no Brasil, que possui experiências desde a década de 1930. Lopes e Santos, além de resgatarem registros históricos e boas práticas, olham também para o futuro, especialmente no contexto da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), que posiciona a centralização de compras como objetivo a ser implementado pelos diferentes entes, trazendo subsídios para a evolução desse modelo.

A EPPGG Virgínia Bracarense Lopes é especialista no debate. Em artigo no Republica.org, ela já alertava que as “compras públicas envolvem processos complexos e exigem preparo específico”. O tema também foi abordado por ela em entrevista ao Radar IBEGESP.