O EPPGG Marcos Ricardo dos Santos publicou um artigo no Estadão em que discute processos de revitalização urbana no Brasil. Para ele, há um novo modelo interessante a ser observado, que estabelece uma governança colaborativa entre o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada – as Áreas de Revitalização Compartilhada (ARCs).
Read MoreO EPPGG James Görgen escreve, em artigo publicado no Jota, sobre a regulação de plataformas digitais e soberania de dados no Brasil. No cerne do debate, o PLP 234/2023, de autoria do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que pretende assegurar o direito à propriedade de dados, além de dispor sobre o "Ecossistema Brasileiro de Monetização de dados" e sobre a destinação de recursos para o Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza. Tal marco regulatório, frisa Görgen, seria inédito no mundo.
Read MoreUm estudo lançado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pelo Banco Mundial trouxe à luz a movimentação de servidoras/es na administração pública federal: os números indicam que 22,6% ficam mais de 16 anos no mesmo setor, enquanto 30,9% se mantêm na mesma área por um período que varia entre 6 e 15 anos. A maior parte (45,5%) muda de área em até 5 anos.
Read MoreUm estudo elaborado pelo EPPGG e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Eduardo Nilson, junto a outros colaboradores, ganhou repercussão nacional na semana passada, após ser apresentado no Congresso Internacional sobre Obesidade (ICO 2024), em São Paulo. Isso porque o estudo alerta que, mantendo-se padrões atuais, quase metade da população brasileira (48%) será obesa nos próximos 20 anos; e outros 27% viverão com sobrepeso. Isso significa dizer que 3/4 da população adulta brasileira – 130 milhões de pessoas – terão obesidade ou sobrepeso até 2044.
Read MoreO EPPGG Marco Natalino participou do programa Pauta 1, na Sagres TV, onde debateu a realidade da população em situação de rua no Brasil. Natalino, que atua no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), é autor de estudos sobre o assunto: de acordo com suas estimativas, por exemplo, houve um aumento de 40% na quantidade de pessoas nesta condição entre 2020 e 2022.
Read MoreUm estudo que envolve pesquisadores de 5 universidades estrangeiras detectou que livros infantis que abordavam questões de raça e de orientação sexual foram os mais banidos de escolas dos Estados Unidos. Um dos autores da investigação é o EPPGG Marcelo Gonçalves, atualmente finalizando seu doutorado em Políticas Públicas na Universidade de Duke (EUA).
Read MoreRafael Leão, EPPGG que atua no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e Cláudio Hamilton dos Santos, técnico de planejamento e pesquisa no mesmo instituto, publicaram artigo no Valor Econômico em que revelam achados de um estudo conduzido por eles, cujo assunto é a destinação de recursos de compensações financeiras (royalties) pela exploração de recursos naturais (petróleo e gás; mineração; recursos hídricos) nos municípios brasileiros. Além dos dois, o estudo também é assinado por Danúbia Rodrigues e Rodrigo Rabelo.
Read MoreO fortalecimento das empresas estatais e o desenvolvimento nacional: esse é o tema debatido pelo EPPGG Pedro Cavalcante, em parceria com Elisa Leonel, em artigo publicado no Jota. Os autores analisam mudanças realizadas ao longo deste um ano e meio de governo Lula 3, pós-Bolsonaro, entre as quais eles identificam “o ressurgimento do Brasil como ator relevante nas arenas internacionais, o restabelecimento das relações entre as instituições democráticas do país, a retomada dos diálogos com a sociedade civil, a academia e o setor privado, bem como a reconstrução das políticas sociais, ambientais, de infraestrutura, ciência e tecnologia, entre outras”.
Read MoreEm artigo publicado no Jota, a EPPGG Kathyana Buonafina – que é secretária-adjunta de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) – problematiza uma questão decorrente do agravamento da crise climática no país e no mundo: a agilidade e o controle das contratações públicas. O texto tem coautoria de Everton Batista Dos Santos, Adriano Dutra Carrijo e Êmili Adami Rossetti, respectivamente diretor, coordenador-geral e jornalista/servidora na Diretoria de Normas e Sistemas de Logística na Secretaria de Gestão e Inovação do MGI.
Read More“IA e desenvolvimento nacional: o lugar do Sul Global” é o título do artigo publicado pelo EPPGG James Görgen no JOTA nesta segunda-feira, 17/6.
Read MoreEstão abertas – até 30 de agosto – as inscrições para o XIII Prêmio SOF, cujo objetivo é incentivar a pesquisa e a produção científica na área de orçamento público. A premiação é direcionada a trabalhos que ofereçam novas perspectivas, análises críticas ou soluções inovadoras para os desafios enfrentados na gestão orçamentária.
Read MoreEm artigo publicado no Outras Palavras, o EPPGG James Görgen discute o impacto das mudanças propostas pelo Google – que vai disponibilizar pequenos resumos feitos por Inteligência Artificial (IA) como resultado de suas buscas – no ecossistema da internet: “No momento em que a ferramenta de busca que domina mais de 90% das pesquisas mundiais online decide alterar seu modelo de negócios para oferecer sumários de temas elaborados por algoritmos de IA, os impactos na Internet como a conhecemos são imprevisíveis”, adverte.
Read MorePartindo da análise de um documento difundido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos que expõe as estratégias do país para a internet e para a Inteligência Artificial (IA), o EPPGG James Görgen reflete, em artigo publicado no Jota, sobre as possibilidades para o Brasil nos cenários que despontam. O objetivo, expressa o autor, é “tecer alguns comentários que possam ajudar o Brasil a navegar por águas que se tornam cada vez mais turvas dada a guerra geopolítica que se estabeleceu no campo de batalha do digital nas últimas duas décadas”.
Read MoreEm texto publicado na Rede Estação Democracia (RED), o EPPGG aposentado Álvaro Magalhães, ex-diretor do Departamento de Planejamento da Secretaria de Planejamento do Rio Grande do Sul (Deplan/Seplag), escreve não só sobre a situação atual do RS, fortemente impactado pelas enchentes, mas também o que levou o estado a não ter condições de evitar ou mitigar os danos causados pelas cheias. O texto tem coautoria de André Scherer, ex-diretor técnico da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e Adalmir Marquetti, ex-presidente da FEE.
Read MoreA EPPGG e secretária-adjunta para Transformação do Estado do MGI Celina Pereira publica o artigo “Transformação da Administração Pública brasileira: o Decreto-Lei 200 e a necessidade de um novo ecossistema organizacional” nos Cadernos Gestão, Política e Cidadania da Fundação Getulio Vargas (FGV). Alexandre Gomide, diretor de Altos Estudos da Enap, é coautor. O artigo informa que está em curso um processo de atualização do Decreto-Lei nº 200, de 1967, que trata da organização da Administração Federal e da reforma administrativa implementada à época.
Read MoreA EPPGG Valéria Moraes publicou no jornal Brasil Popular a coluna intitulada “Como se paga a conta? Entendendo o financiamento das políticas públicas – Parte 1”. Os textos divulgados neste espaço buscam descomplicar o conceito de políticas públicas e trazer exemplos práticos para facilitar o entendimento amplo.
Read MoreO EPPGG Rogério da Veiga publicou artigo no Jota em que debate a infraestrutura digital pública para a educação brasileira e as maneiras com que isto poderia ampliar, em larga escala, o acesso e a qualidade do ensino no País.
Read MoreO EPPGG Álvaro Magalhães escreveu no Matinal Jornalismo sobre as consequências políticas de tragédias climáticas como a que acomete – ainda – o Rio Grande do Sul. Segundo Magalhães, eventos críticos, como a atual enchente na Bacia Hidrográfica do Guaíba, têm o potencial de chamar a atenção da sociedade e dos governos para certos problemas e provocar melhorias ou inovações nas políticas públicas, em especial na atuação do Estado: “São ‘oportunidades’ para melhorar a agenda das políticas ou fortalecer as capacidades de enfrentamento a problemas que passam a ser mais relevantes para a sociedade por meio da comoção nacional. Em alguns casos provocam melhorias significativas, mas não necessariamente”, aponta.
Read MoreEm artigo publicado na Folha de S.Paulo, a EPPGG Letícia Bartholo – secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS – relata algumas das conquistas alcançadas a partir da reformulação do Programa Bolsa Família, ocorrida na atual gestão federal. Segundo ela, houve tanto aumento de famílias beneficiadas e melhorias no Cadastro Único, como, em consequência, diminuição da pobreza extrema e da insegurança alimentar no país.
Read More