O EPPGG Telesmagno Neves-Teles é um dos coautores de artigo que aborda o preconceito de gênero e contra a diversidade sexual entre militares do Exército brasileiro. Por meio de questionário respondido por recrutas jovens – entre 18 e 20 anos –, os autores ponderaram os impactos de fatores educacionais, étnicos, religiosos e de renda neste tipo de preconceito, que é bastante alto na instituição, majoritariamente masculina.
Read MoreA EPPGG Elaine Cristina Lício publicou, em coautoria com André Luis Nogueira da Silva, artigo no livro “Federalismo e democracia no Brasil e além” (Federalism and democracy in Brazil and beyond, no original), obra que reúne diversas referências internacionais na temática e que foi lançada no congresso da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) no início de agosto, em Salvador.
Read MorePela primeira vez um EPPGG comandará o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DCRI) da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A nomeação de Rodrigo Antônio Gonzaga Sagastume, que é EPPGG desde 2004, consta no Diário Oficial da União desta quarta (21).
Read MoreOs EPPGGs Pedro Florencio, Verônica Sánchez e Cristiano Heckert participarão, no dia 2 de setembro, do evento “Liderança e Inovação em Políticas Públicas e Centros de Governo”, promovido pelo Instituto Internacional de Inovação em Políticas Públicas e Soluções. O EPPGG aposentado Francisco Gaetani, atual secretário extraordinário para a Transformação do Estado no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), também integra a programação.
Read MoreA Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e a ANESP realizam mais um evento no âmbito do Ciclo de Debate sobre Políticas Públicas Inovadoras. No próximo dia 8 de agosto, das 18h às 20h, o tema “Desenvolvimento Sustentável, economia digital e inteligência artificial: desafios estratégicos do Brasil” será debatido pelos EPPGGs: Luanna Roncaratti (Secretária Adjunta de Governo Digital/MGI); Rogério da Veiga (Subchefe Adjunto de Avaliação e Monitoramento/Casa Civil); Marcelo Barbosa (Consultoria Executiva do PGD/SEGES/MGI); e James Görgen (Coordenador de Mercados Digitais/MDIC). A moderação será feita pelo EPPGG Marcelo Viana (FCRB).
Read MoreA EPPGG Ana Cláudia de Medeiros publicou, em coautoria com Elaine Rabelo Neiva, artigo que aborda os impactos e motivações por trás dos desligamentos voluntários de servidores públicos federais.
Read MoreEntre os dias 22 e 26 de julho, a sede do BNDES, no Rio, recebe evento internacional do GT de Desenvolvimento do G20 para debater o Estado do Futuro, reunindo governos, think-tanks, sociedade civil, academia, setor privado e organismos internacionais para um diálogo multidisciplinar e multissetorial sobre a reimaginação das capacidades estatais frente aos desafios emergentes do século XXI.
Read MoreA Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e a ANESP realizam mais um evento no âmbito do Ciclo de Debate sobre Políticas Públicas Inovadoras. No próximo dia 9 de julho, das 18h às 20h, no Rio de Janeiro, o tema “SUS: trajetória, desafios e lições da pandemia” será discutido a partir de uma palestra com Luiz Antônio Santini (UFF/Fiocruz), tendo como debatedores José Gomes Temporão (ex-ministro da Saúde) e Claudio Maierovitch (EPPGG/Fiocruz Brasília). A moderação será feita por Lúcia Lippi (FGV).
Read MoreUm estudo lançado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pelo Banco Mundial trouxe à luz a movimentação de servidoras/es na administração pública federal: os números indicam que 22,6% ficam mais de 16 anos no mesmo setor, enquanto 30,9% se mantêm na mesma área por um período que varia entre 6 e 15 anos. A maior parte (45,5%) muda de área em até 5 anos.
Read MoreFoi publicado, na revista Planejamento e Políticas Públicas (PPP), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), artigo do EPPGG Geraldo Góes, com coautoria de Sérgio Gadelha, em que é debatida a sustentabilidade da dívida pública brasileira. A hipótese norteadora da pesquisa, segundo os autores, “reside no fato de que o Brasil tem gerado resultado fiscal estrutural (RFE) compatível com a estabilização da relação dívida/PIB, evidenciando que o processo de consolidação fiscal em curso no Brasil é crível e fiscalmente sustentável, ancorando as expectativas dos agente”.
Read MoreUm estudo publicado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), de autoria da EPPGG Fabiola Vieira e de Sergio Piola, avaliou os gastos com serviços públicos de saúde realizados pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal (DF) e pelos municípios entre 2010 e 2022.
Read MoreA EPPGG aposentada Leila Maria Capella fez o primeiro lançamento do romance “O inspetor” (editora Labrador), na Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro. No livro, ficção e realidade se encontram em uma trama de ambição e sensibilidade, amor e vigarice, tendo como cenário a vibrante capital federal.
Read MoreUm estudo elaborado pelo EPPGG e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Eduardo Nilson, junto a outros colaboradores, ganhou repercussão nacional na semana passada, após ser apresentado no Congresso Internacional sobre Obesidade (ICO 2024), em São Paulo. Isso porque o estudo alerta que, mantendo-se padrões atuais, quase metade da população brasileira (48%) será obesa nos próximos 20 anos; e outros 27% viverão com sobrepeso. Isso significa dizer que 3/4 da população adulta brasileira – 130 milhões de pessoas – terão obesidade ou sobrepeso até 2044.
Read MoreUm estudo que envolve pesquisadores de 5 universidades estrangeiras detectou que livros infantis que abordavam questões de raça e de orientação sexual foram os mais banidos de escolas dos Estados Unidos. Um dos autores da investigação é o EPPGG Marcelo Gonçalves, atualmente finalizando seu doutorado em Políticas Públicas na Universidade de Duke (EUA).
Read MoreRafael Leão, EPPGG que atua no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e Cláudio Hamilton dos Santos, técnico de planejamento e pesquisa no mesmo instituto, publicaram artigo no Valor Econômico em que revelam achados de um estudo conduzido por eles, cujo assunto é a destinação de recursos de compensações financeiras (royalties) pela exploração de recursos naturais (petróleo e gás; mineração; recursos hídricos) nos municípios brasileiros. Além dos dois, o estudo também é assinado por Danúbia Rodrigues e Rodrigo Rabelo.
Read MoreUma ideia, cooperação interfederativa, solidariedade e 15 dias. Esses foram os insumos para concretizar a primeira força-tarefa interfederativa do Cadastro Único para acesso a políticas sociais em situações de emergência. No último dia 06 de junho, 42 entrevistadores e entrevistadoras sociais chegaram ao Rio Grande do Sul para apoiar as equipes locais no atendimento da demanda de famílias atingidas pelos alagamentos para inclusão e atualização do Cadastro Único e, consequentemente, para o acesso a políticas sociais emergenciais.
Read MoreO EPPGG Rafael da Silveira Leão, em coautoria com Danúbia da Cunha, Cláudio dos Santos e Rodrigo Rabelo, publicou artigo em que debate o impacto dos royalties da exploração de recursos naturais nas finanças públicas municipais do Brasil. O estudo foi publicado na série Textos para Discussão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Read MoreA Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset/Ipea) publicou a Nota Técnica nº 135 – “Governança antecipatória da Inteligência Artificial no Setor de Saúde: o que dizem os policy papers internacionais”, de autoria do EPPGG Marcos Toscano Siebra Brito, atual diretor de Transformação Digital e Inovação na Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC. O estudo traça um panorama sobre a governança tecnológica antecipatória da Inteligência Artificial (IA) no setor de saúde por meio de consulta a documentos técnicos de organismos internacionais e a um pequeno número de publicações acadêmicas neles referenciadas.
Read MoreEm artigo no Jota, o EPPGG aposentado Francisco Gaetani, atualmente secretário-extraordinário para a Transformação do Estado no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), defende uma revisão da diferenciação posta entre Administração Direta e Indireta. Segundo ele, o Decreto-Lei 200/1967 que criou a distinção é “muito citado, pouco conhecido e menos ainda compreendido”, além de parecer “perdido no tempo”. O texto tem coautoria de André Dantas Amaral, consultor-geral da União.
Read More