EPPGG discute desligamento voluntário no serviço público
A EPPGG Ana Cláudia de Medeiros publicou, em coautoria com Elaine Rabelo Neiva, artigo que aborda os impactos e motivações por trás dos desligamentos voluntários de servidores públicos federais. A partir de uma amostragem de 3.264 servidores que participaram do estudo, as autoras analisaram quais fatores organizacionais e de carreira podem influenciar a intenção de desligamento:
“Exploramos o desligamento voluntário no contexto do serviço público, um tópico com pesquisas existentes limitadas; avaliamos variáveis distais e proximais relacionadas a percepções e atitudes sobre a organização, carreira e ambiente de trabalho; e avaliamos como a mudança organizacional pode atuar como um choque para os funcionários, impactando sua intenção de sair”, escrevem.
Atualmente, o governo brasileiro possui um Programa de Desligamento Voluntário (PDV), instituído pela Medida Provisória nº 792 de 26 de julho de 2017, que visa ao desligamento do servidor público ocupante de cargo efetivo na administração pública federal direta, autárquica e fundacional, mediante mecanismo de incentivo financeiro. Por meio do PDV há o rompimento do vínculo funcional com a Administração Pública mediante ato de exoneração.
Medeiros e Neiva reforçam, porém, que os desligamentos podem levar à perda de memória institucional, a custos mais elevados de substituição de pessoal e a uma sobrecarga do pessoal restante.
No estudo, as autoras também apontam uma conexão entre o cinismo organizacional e a intenção de efetivar o desligamento voluntário, o que indica que os servidores públicos vivenciam maior probabilidade de saída quando se sentem ansiosos em relação à organização em que atuam: “O cinismo dos funcionários surge quando os indivíduos têm atitudes negativas, como pessimismo, suspeita e hostilidade em relação à mudança organizacional progressiva”. Medeiros e Neiva já escreveram sobre o tema do cinismo organizacional – leia aqui.
O artigo foi publicado na revista Brazilian Administration Review e está disponível para leitura na íntegra, em inglês.