EPPGG Leila Capella lança romance histórico pela editora Labrador
A EPPGG aposentada Leila Maria Capella fez o primeiro lançamento do romance “O inspetor” (editora Labrador), na Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro. No livro, ficção e realidade se encontram em uma trama de ambição e sensibilidade, amor e vigarice, tendo como cenário a vibrante capital federal.
No lançamento em junho, antes dos autógrafos, houve um bate-papo da autora com duas colegas da Receita Federal: Celia Seto (à direta da foto) e Vânia Cardoso (à esquerda), que comentaram alguns aspectos da obra, como a dedicatória a Bruno Pereira, servidor da Funai assassinado em junho de 2022.
Romance histórico
O bacharel João Vasques deixou a Zona da Mata Mineira, onde nasceu, para tentar a sorte no Rio de Janeiro, a capital da “República dos Bacharéis”. Era mais do que tempo de se firmar na profissão e assumir compromissos, conforme prometera ao pai, dono de terras esgotadas pela cultura do café. Outra motivação, mais íntima, também o impulsionava. Ingressou no Tesouro Nacional no modesto cargo de escriturário. Para chegar ao topo, uma aventura pontilhada de desafios o aguardava. Não demorou muito e esbarrou nas leis ocultas da burocracia. Nessa trajetória, deparou-se com dilemas que confrontaram a sua consciência. Por outro lado, conforme ascendia no governo, a sua vida pessoal tomava sentido inverso. A trama se passa em um período marcado por sucessivas crises, abrangendo desde a Primeira Guerra Mundial até os anos finais da Primeira República (décadas de 1910 e 1920). João Vasques testemunhou acontecimentos marcantes não só do país, mas da cidade do Rio de Janeiro, também personagem do romance, baseado livremente em fatos.
Sobre a autora
Leila Maria Capella nasceu e vive no Rio de Janeiro (RJ). Graduada e mestre em História pela Universidade Federal Fluminense, foi revisora, bancária, professora e, por fim, especialista em políticas públicas e gestão governamental do Ministério da Economia, onde se aposentou. Organizadora e coautora da obra “Alfândega do Rio de Janeiro: administração, comércio e cidade”, publicada pela Receita Federal do Brasil em 2017. Além de escrever, gosta de pintar aquarelas.
Em breve, o livro terá um lançamento em Brasília, mas já pode ser adquirido pelo site da editora Labrador.