EPPGG Rodrigo Sagastume assume diretoria na SNJ
Pela primeira vez um EPPGG comandará o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DCRI) da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A nomeação de Rodrigo Antônio Gonzaga Sagastume, que é EPPGG desde 2004, consta no Diário Oficial da União desta quarta (21).
Servidor público federal desde 2002, Sagastume era Coordenador-Geral de Extradição e Transferência de Pessoas Condenadas, também na Secretaria Nacional de Justiça. Sua segunda passagem pelo Ministério da Justiça já completa 10 anos. Ele também esteve na pasta de 2004 a 2011 e depois atuou no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
Advogado e cientista político tem experiência em combate à corrupção, integridade, combate à lavagem de dinheiro, contraterrorismo, transparência, cooperação internacional, assistência jurídica mútua em matéria penal e recuperação de ativos.
O DCRI atua no enfrentamento da corrupção, da lavagem de dinheiro e do crime organizado transnacional. O órgão exerce ainda a função de Autoridade Central para a cooperação jurídica internacional em matéria penal e civil.