Posts in Especial
Dia do Aposentado: ANESP homenageia esses EPPGGs

Neste 24 de janeiro é celebrado o Dia do Aposentado, uma data que homenageia aqueles que dedicaram parte de suas vidas a atividades laborais nos setores público e privado, contribuindo para o desenvolvimento do país. A ANESP parabeniza esses trabalhadores e essas trabalhadoras, em especial os/as EPPGGs aposentados/as e pensionistas, que fazem parte da história da associação e da gestão pública federal.

Read More
Paulo Kliass: 31 de março, nada a comemorar, muito a se lembrar

“Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”. A frase marca a luta democrática no país e segue viva para preservar o registro histórico sobre a ditadura militar no Brasil. Nesta semana relembramos mais um aniversário do golpe militar de 1964.

Inspirada por esse mote e tomando como ponto de partida uma foto de 1977 que revive duras lembranças, a ANESP convida o EPPGG Paulo Kliass a compartilhar memórias de um tempo de incertezas e de muita truculência.

Read More
Lugar de gestora é onde ela quiser: Juliana Rabelo

A EPPGG Juliana Rabelo, que é engenheira, nos brinda com uma fala, a partir de sua vivência profissional como servidora pública e na carreira de EPPGG, fundamentalmente na área da educação, e como tem aplicado seus conhecimentos e sua capacidade polivalente para iniciar uma produção literária.

Read More
Maria Rita Kehl: Dia do Direito à Verdade é para pensarmos ressentimento e acomodação

“Um dia para pensarmos nosso ressentimento, de não apurar as coisas, de não mexer na massa do que tem que ser transformado, de exigir tão pouco das autoridades públicas e nos acomodarmos tanto”. Assim a psicanalista e escritora Maria Rita Kehl, que integrou a CNV, avalia este 24 de março, Dia Internacional do Direito à Verdade. Nesta entrevista ela resgata o trabalho da CNV, relembra histórias marcantes e avalia a brutal herança que o período deixou, com efeitos até mesmo na condução da pandemia de covid-19 e no dia-a-dia das populações periféricas.

Read More
Inscrições abertas para o Prêmio Lélia Gonzales de Manuscritos Científicos sobre Raça e Política

Realizado pela Associação Brasileira de Ciência Política, em parceria com o Nexo Políticas Públicas e o Instituto Ibirapitanga, e com apoio da Fundação Tide Setubal e Open Society Foundations, o Prêmio Lélia Gonzalez é dirigido a mestrandos(as), doutorandos(as) e recém-doutores(as) dedicados à pesquisa sobre a área de raça e política.

Read More
Histórias de Gestão, Histórias de Gestoras: Cida Chagas

No terceiro e último episódio da série “Histórias de Gestão, Histórias de Gestoras”, a ANESP apresenta o relato da EPPGG Cida Chagas, da 3ª turma, que gentilmente se somou às colegas Letícia Bartholo e Maria Helena Ribeiro Maier. Elas nos contaram um pouco da experiência acumulada no setor público e na estruturação da carreira de EPPGG, sob a ótica de suas vivências enquanto mulheres, na Semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher.

Read More
Histórias de Gestão, Histórias de Gestoras: Letícia Bartholo

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a ANESP registra a importância das mulheres na gestão pública e a busca por igualdade de direitos, apresentando a série "Histórias de Gestão, Histórias de Gestoras". No primeiro vídeo, Leticia Bartholo da 7ª turma, fala sobre como foi participar dos momentos estruturantes do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.

Read More
Cerimônia encerra o Prêmio EPPGG 2019; veja os resultados

O Prêmio EPPGG 2019 chegou ao final com a cerimônia de premiação realizada na noite desta terça-feira (17), no auditório do Ministério da Justiça. Na ocasião, o público conheceu os vencedores e menções honrosas concedidas às candidaturas nas categorias "Artigo Científico”, “Dirigente da Administração Pública” e “Programa ou Projeto”.

Read More
Fonacate e Frentas traçam estratégias para articulações das próximas semanas sobre reforma da previdência 

Na tarde desta quarta-feira (17), o Presidente da ANESP, Alex Canuto, e os demais representantes de entidades que integram o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) reuniram-se, na sede da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), em Brasília, para discutir novas estratégias para a continuação dos debates sobre a reforma da previdência. 

Read More
Com apoio de parlamentares, ANESP realiza movimentação no Congresso sobre reforma da previdência

A ANESP conduziu nesta semana uma movimentada agenda na Câmara dos Deputados e no Senado visando a revisão de pontos importantes alterados pela Reforma da Previdência e não acatados no parecer do relator da matéria, o Deputado Samuel Moreira (PSDB/SP). Reuniões e conversas de corredor com parlamentares, chefes de gabinete, equipes de lideranças partidárias e assessorias marcaram as atividades.

Read More
Natal Sem Fome - Ministério do Trabalho tem posto de arrecadação de doações

O Ministério do Trabalho (MT) conta com um ponto de recolhimento de doações de alimentos para o Natal sem Fome, no edifício-sede, em Brasília. O espaço fica na Subsecretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), no 3º andar, sala 329. A iniciativa de recebimento das doações tem como responsável o Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Trabalho, José Ivan Mayer de Aquino. As informações são do MT.

Read More
EPPGG 30 Anos - José Luiz Pagnussat relembra desafios enfrentados para criar o primeiro curso de formação e analisa conquistas da Carreira

Coordenador do primeiro curso de formação da 1ª Turma de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), José Luiz Pagnussat gravou depoimento sobre o contexto e as demandas da época. O vídeo foi gravado durante a realização evento de celebração dos 30 anos da aula inaugural da Carreira de EPPGG organizado pela ANESP em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Read More
EPPGG 30 Anos - Maria Helena Ribeiro Maier, da 1ª Turma, comenta conquistas e desafios da atuação como servidora pública

Maria Helena Ribeiro Maier, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) da 1ª Turma, gravou depoimento sobre os 30 anos da Carreira de EPPGG. O vídeo foi gravado durante o evento realizado pela ANESP em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) no início de agosto.

Read More
EPPGG 30 Anos - Em depoimento, professor Gileno Marcelino pede para que EPPGGs não desistam do Brasil

O professor Gileno Marcelino foi um dos personagens centrais na criação da Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Secretário Geral da Secretaria de Administração Pública da Presidência da República que idealizou ambos, ele foi um dos convidados especiais da ANESP e da ENAP no evento EPPGG 30 anos. Sua principal mensagem durante o encontro foi de seriedade no trabalho e esperança no futuro do país.

Read More
Depoimento: Jadir Dias Proença, membro da 1ª Turma, destaca transformação da Administração Pública nos 30 anos da Carreira de EPPGG

Durante a celebração dos 30 anos da aula inaugural da 1ª Turma do Curso de Formação Inicial para a Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, a ANESP colheu o depoimento de personagens pioneiros nessa história. Nas próximas semanas, os vídeos serão publicados. O primeiro deles é do membro da 1ª Turma Jadir Dias Proença.

Read More