Inscrições abertas para o Prêmio Lélia Gonzales de Manuscritos Científicos sobre Raça e Política
Não basta produzir conteúdo. É preciso “dar luz” ao trabalho de pesquisadores e especialistas que aplicam seus estudos no combate ao racismo. É o que pretende o Prêmio Lélia Gonzalez de Manuscritos Científicos sobre Raça e Política, cujo o objetivo é incentivar a conclusão de trabalhos sobre o tema.
Apesar de contribuir com a reflexão acadêmica – fundamentais na denúncia do racismo e consequente articulação de políticas públicas contra esse grande mal –, as pesquisas focadas na interface entre raça e política são raras e fragmentadas. Isto é um reflexo das dificuldades ainda enfrentadas por jovens pesquisadores(as) pretos(as) e pardos(as) em concluir e divulgar os resultados de suas pesquisas e perspectivas, sobretudo em um contexto de desidratação do sistema de apoio à pesquisa no país.
Realizado pela Associação Brasileira de Ciência Política, em parceria com o Nexo Políticas Públicas e o Instituto Ibirapitanga, e com apoio da Fundação Tide Setubal e Open Society Foundations, o Prêmio Lélia Gonzalez é dirigido a mestrandos(as), doutorandos(as) e recém-doutores(as) dedicados à pesquisa sobre a área de raça e política.