Cerimônia encerra o Prêmio EPPGG 2019; veja os resultados

O Prêmio EPPGG 2019 chegou ao final com a cerimônia de premiação realizada na noite desta terça-feira (17), no auditório do Ministério da Justiça. Na ocasião, o público conheceu os vencedores e menções honrosas concedidas às candidaturas nas categorias "Artigo Científico”, “Dirigente da Administração Pública” e “Programa ou Projeto”.

Confira o resultado

“Tenho que agradecer a todos que colaboraram e colaboram com o Táxigov, em especial ao nosso time, que toca essa iniciativa com tanta garra”, comentou a EPPGG Virgínia Bracarense Lopes, Diretora da Central de Compras da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, ganhadora de prêmios nas categorias “Dirigente da Administração Pública” e “Programa ou Projeto”.

Vencedor de três prêmios, nas categorias "Artigo Científico" e "Dirigente da Administração Pública", o EPPGG Marcelo Varella parabenizou a Associação e o envolvimento dos membros da carreira. “Acho muito importante iniciativas como a desse Prêmio e incentivo os colegas a participarem nas próximas edições. Agradeço a todos que se envolveram com a realização desse evento”, comentou.

O EPPGG Pedro Palotti, vencedor na categoria "Programa ou Projeto" e homenageado com menção honrosa na "Artigo Científico", também parabenizou a ANESP pela ideia de realizar o Prêmio e lembrou o trabalho feito pela equipe do Censo dos Serviços Públicos de Atendimento do Governo Federal - “Foi um desafio muito grande e interessante a realização do Censo e conseguimos resultados muito bons. Em nome de toda equipe, agradeço a premiação e à ANESP”.

Ganhadora de menção honrosa na categoria “Dirigente da Administração Pública”, a EPPGG Estela Alves de Medeiros comentou sobre sua participação e o resultado. “Foi uma surpresa a indicação a participar do Prêmio. Agradeço ao carinho e ao reconhecimento dado pelos colegas.”

Cerimônia

A cerimônia foi conduzida pelo Vice-Presidente da ANESP e Coordenador do Prêmio, Gustavo Camilo Baptista. O dirigente destacou os objetivos almejados ao criar a premiação - “Buscamos mostrar as contribuições da carreira para a sociedade. Você tem vários projetos na área de gestão governamental e políticas públicas que deram grandes benefícios para a população e a gente precisa evidenciar isso. Nossa carreira pensa em políticas de longo prazo, que transcendem governos. Dão impacto diretamente na vida do cidadão, tanto em termos de oferecer políticas públicas quanto de redução de gastos no governo federal.”

Presidindo a mesa de abertura, que contou com a presença de autoridades ligadas ao Executivo e ao Legislativo federal, o Presidente da ANESP, Alex Canuto, ressaltou o objetivo da iniciativa - "Esse Prêmio tem a ideia de mostrar que tem inovações importantes acontecendo na carreira e no serviço público. Na carreira tem inovação, tem gente que quer fazer mais e melhor”. Também enfatizou o empenho do Vice-Presidente Gustavo Camilo Baptista na idealização e execução do projeto. “Esse Prêmio só está acontecendo em razão do esforço do Vice-Presidente Gustavo Camilo, que teve a ideia de fazê-lo pela primeira vez. Ele apresentou à Diretoria, a Diretoria aprovou, mas quem executou tudo foi ele”, comentou Alex.

O Secretário de Gestão do Ministério da Economia (ME), Cristiano Heckert, elogiou a iniciativa de reconhecer os trabalhos desenvolvidos por membros da carreira e fez votos para que ela tenha sequência nos próximos anos, a fim de propagar boas práticas de gestão - “É importante reconhecer o trabalho daqueles que dedicam suas horas pelo bem da Administração Pública e promover ações para que elas sejam divulgadas e reconhecidas”.

Representando a Secretaria de Governo Digital do ME, o Secretário Adjunto, Ciro Avelino, reconheceu a excelência do trabalho dos EPPGGs no serviço público, em especial considerando a temática com a qual trabalha a SGD  - “Dentro da estratégia de transformação digital, os EPPGGs têm feito muito a diferença. A gente reconhece o valor que vocês têm para ela, que é tão necessária para a sociedade. Quero estender também os parabéns para além daqueles que participaram do concurso”, comentou Ciro.

O Secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do ME, Wagner Lenhart, lembrou a importância de atitudes como a da ANESP para valorizar bons desempenhos de servidores. “Fazer esse reconhecimento tem uma importância tremenda. É uma mudança cultural que temos que ter. De valorização das boas práticas, das pessoas comprometidas, inclusive para mostrar à sociedade com mais clareza o tanto de gente boa que tem no serviço público e o tanto de trabalhos relevantes que são prestados à população e à Administração”, comentou. 

O Deputado Federal Professor Israel Batista lembrou o papel relevante que os servidores têm na história do País, em especial nos grandes saltos econômicos brasileiros. “Esses momentos coincidiram com o aperfeiçoamento da máquina pública. O Estado sempre foi o indutor do desenvolvimento econômico do Brasil. Não há dúvidas de que a gestão governamental, bem como a formulação de políticas públicas é parte essencial desse processo”, comentou.

Também estiveram presentes na cerimônia o Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Washington Bonini; a Secretária Adjunta de Gestão do Ministério da Economia, Elise Gonçalves; o Coordenador Geral de Gestão das Carreiras Transversais da Seges/ME, Tito Fróes; e o Presidente da Pública - Central do Servidor, José Gozze.