A Câmara Brasileira do Livro (CBL) revelou os semifinalistas das 29 categorias da primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. A EPPGG Michelle Morais de Sá e Silva é uma das autoras do livro “Desmonte e reconfiguração de políticas públicas no Brasil (2016-2022), editado pelo Ipea/INCT/PPED, que consta entre os semifinalistas. Alexandre de Ávila Gomide e Maria Antonieta Leopoldi são coautores.
Read MoreUma matéria do Estadão que debate questões relativas ao Orçamento da área da Saúde utilizou como base para discussão um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) cuja uma das autoras é a EPPGG Fabiola Sulpino Vieira. O tema debatido é o aumento da relevância das emendas parlamentares para o financiamento da Saúde no Brasil, o que pode acarretar problemas, uma vez que as emendas não se pautam, necessariamente, em estudos e decisões coletivas sobre quais regiões ou especialidades precisam de mais recursos, mas sim em escolhas livres dos congressistas a partir de critérios políticos.
Read MoreA EPPGG Ana Cláudia de Medeiros escreveu, em coautoria com Elaine Rabelo Neiva, artigo em que debate o “cinismo organizacional”, que representa, segundo a literatura especializada, dimensões que englobam pensamentos pessimistas, afetos negativos e comportamentos críticos dirigidos à organização. O sentimento surge da crença dos trabalhadores de que o local em que estão inseridos não possui integridade, entre outros fatores. O texto foi publicado na revista Avaliação Psicológica.
Read MoreO MGI realizou, no fim da tarde desta quarta-feira (10/7), a segunda rodada de negociação no âmbito da Mesa Específica e Temporária das carreiras do Ciclo de Gestão (ANESP, AACE, ASSECOR, AFIPEA e UNACON). A ANESP foi representada por sua presidenta, Elizabeth Hernandes. A reunião teve como ponto central a apresentação de uma proposta de reajuste salarial às carreiras do grupo.
Read MoreO EPPGG Marcos Ricardo dos Santos publicou um artigo no Estadão em que discute processos de revitalização urbana no Brasil. Para ele, há um novo modelo interessante a ser observado, que estabelece uma governança colaborativa entre o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada – as Áreas de Revitalização Compartilhada (ARCs).
Read MoreA Secretaria de Gestão e Inovação/MGI publicou, na edição do DOU de 09 de julho, portarias que atualizam a regulamentação dos afastamentos para pós-graduação e abrem vagas para a próxima edição do Programa de Capacitação de Longa Duração (PCLD).
Read MoreEntre os dias 22 e 26 de julho, a sede do BNDES, no Rio, recebe evento internacional do GT de Desenvolvimento do G20 para debater o Estado do Futuro, reunindo governos, think-tanks, sociedade civil, academia, setor privado e organismos internacionais para um diálogo multidisciplinar e multissetorial sobre a reimaginação das capacidades estatais frente aos desafios emergentes do século XXI.
Read MoreA Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) convoca todas as suas associadas e todos os seus associados para Assembleia Geral Extraordinária, no dia 12 de julho de 2024, realizada em meio virtual (plataforma Zoom), com início às 12h, em primeira chamada, com a presença de metade mais um dos sócios e sócias, ou às 12h30, em última chamada, com a presença de qualquer número de sócios e sócias.
Read MoreO EPPGG James Görgen escreve, em artigo publicado no Jota, sobre a regulação de plataformas digitais e soberania de dados no Brasil. No cerne do debate, o PLP 234/2023, de autoria do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que pretende assegurar o direito à propriedade de dados, além de dispor sobre o "Ecossistema Brasileiro de Monetização de dados" e sobre a destinação de recursos para o Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza. Tal marco regulatório, frisa Görgen, seria inédito no mundo.
Read MoreA Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e a ANESP realizam mais um evento no âmbito do Ciclo de Debate sobre Políticas Públicas Inovadoras. No próximo dia 9 de julho, das 18h às 20h, no Rio de Janeiro, o tema “SUS: trajetória, desafios e lições da pandemia” será discutido a partir de uma palestra com Luiz Antônio Santini (UFF/Fiocruz), tendo como debatedores José Gomes Temporão (ex-ministro da Saúde) e Claudio Maierovitch (EPPGG/Fiocruz Brasília). A moderação será feita por Lúcia Lippi (FGV).
Read MoreUm estudo lançado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pelo Banco Mundial trouxe à luz a movimentação de servidoras/es na administração pública federal: os números indicam que 22,6% ficam mais de 16 anos no mesmo setor, enquanto 30,9% se mantêm na mesma área por um período que varia entre 6 e 15 anos. A maior parte (45,5%) muda de área em até 5 anos.
Read MoreFoi publicado, na revista Planejamento e Políticas Públicas (PPP), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), artigo do EPPGG Geraldo Góes, com coautoria de Sérgio Gadelha, em que é debatida a sustentabilidade da dívida pública brasileira. A hipótese norteadora da pesquisa, segundo os autores, “reside no fato de que o Brasil tem gerado resultado fiscal estrutural (RFE) compatível com a estabilização da relação dívida/PIB, evidenciando que o processo de consolidação fiscal em curso no Brasil é crível e fiscalmente sustentável, ancorando as expectativas dos agente”.
Read MoreUm estudo publicado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), de autoria da EPPGG Fabiola Vieira e de Sergio Piola, avaliou os gastos com serviços públicos de saúde realizados pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal (DF) e pelos municípios entre 2010 e 2022.
Read MoreA EPPGG aposentada Leila Maria Capella fez o primeiro lançamento do romance “O inspetor” (editora Labrador), na Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro. No livro, ficção e realidade se encontram em uma trama de ambição e sensibilidade, amor e vigarice, tendo como cenário a vibrante capital federal.
Read MoreUm estudo elaborado pelo EPPGG e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Eduardo Nilson, junto a outros colaboradores, ganhou repercussão nacional na semana passada, após ser apresentado no Congresso Internacional sobre Obesidade (ICO 2024), em São Paulo. Isso porque o estudo alerta que, mantendo-se padrões atuais, quase metade da população brasileira (48%) será obesa nos próximos 20 anos; e outros 27% viverão com sobrepeso. Isso significa dizer que 3/4 da população adulta brasileira – 130 milhões de pessoas – terão obesidade ou sobrepeso até 2044.
Read MoreA Secretaria de Relações do Trabalho no Serviço Público (SRT/MGI) comunicou às entidades do Ciclo de Gestão - ANESP, AACE, ASSECOR, AFIPEA e UNACON – o agendamento da 2ª reunião da Mesa Específica e Temporária do grupo para o dia 10 de julho, às 15h30, na sede do MGI, no Bloco C da Esplanada dos Ministérios.
Read MoreO EPPGG Marco Natalino participou do programa Pauta 1, na Sagres TV, onde debateu a realidade da população em situação de rua no Brasil. Natalino, que atua no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), é autor de estudos sobre o assunto: de acordo com suas estimativas, por exemplo, houve um aumento de 40% na quantidade de pessoas nesta condição entre 2020 e 2022.
Read MoreO Webinário Políticas Econômicas e Mulheres Negras, realizado pela Enap, busca analisar como as políticas econômicas, geralmente tidas como neutras, produzem desigualdades raciais, afetando mais à população negra, e dentre essa, as mulheres negras, posto que se encontram em situação de maior vulnerabilidade econômica.
Read MoreUm estudo que envolve pesquisadores de 5 universidades estrangeiras detectou que livros infantis que abordavam questões de raça e de orientação sexual foram os mais banidos de escolas dos Estados Unidos. Um dos autores da investigação é o EPPGG Marcelo Gonçalves, atualmente finalizando seu doutorado em Políticas Públicas na Universidade de Duke (EUA).
Read More