Posts in Serviço Público
No Senado, Presidente da ANESP afirma que a prioridade deste governo é atacar a meritocracia para abafar a Lava-Jato

"O governo, quando ataca o servidor público, age como aquele sujeito fracassado, que não se dá bem na vida, o seu time de futebol perde, aí chega em casa e, para se sentir forte e poderoso, bate na mulher. O governo faz isso. Não consegue aprovar as reformas, não consegue entregar o que o mercado deseja, vai lá e ataca servidor público”, declarou o Presidente da ANESP, Alex Canuto, durante audiência pública na Subcomissão Temporária do Estatuto do Trabalho na Comissão de Direitos Humanas e Legislação Participativa do Senado Federal, presidida pelo Senador Paulo Paim (PT-RS), realizada na manhã desta segunda-feira (27), ocasião em que também falou em nome da Pública - Central do Servidor.

Read More
Presidente da ANESP participa de audiência pública sobre Reforma da Previdência no Senado Federal

O Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto, participou, nesta quinta-feira (23), de audiência pública sobre a proposta de Reforma da Previdência encaminhada ao Congresso pelo Poder Executivo, realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal.

Read More
Convocação - Continuação da Assembleia Geral Extraordinária da ANESP nesta terça-feira (7)

A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) convoca todos os seus associados a reunirem-se nesta terça-feira (7), às 12h, em primeira chamada, com a presença de metade mais um dos associados, ou às 12h30, em segunda chamada, com qualquer número de associados, no Anfiteatro B da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) (SAIS Área 2A), para dar continuidade à Assembleia Geral que permanece aberta em caráter permanente desde 17 de agosto de 2017 .

Read More
ANESP discute no FONACATE medidas contra MP que adia reajuste salarial e aumenta alíquota previdenciária de servidores

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) se reuniu, na tarde desta quarta-feira (01), em sua sede em Brasília, de forma extraordinária para avaliar a Medida Provisória (MP) 805/2017 do Poder Executivo. Dentre seus efeitos, destaca-se o adiamento em um ano das próximas parcelas do reajuste salarial e o aumento da alíquota previdenciária dos servidores de 11% para 14%.

Read More
Fonacate emite Nota Pública em repúdio à MP 805 que suspende parcela do reajuste salarial e aumenta alíquota previdenciária

O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) divulgou nesta sexta-feira (3) nota à imprensa e à sociedade expressando repúdio à Medida Provisória (MPV) 805/2017, assinada pelo presidente Michel Temer na última segunda-feira (30), que suspende a recomposição salarial outorgada por lei a diversas categorias que compõem o serviço público federal e também aumenta a alíquota de contribuição previdenciária do funcionalismo. A ANESP é uma das entidades signatárias.

Read More
Com palestra de EPPGG, Ipea lança Boletim de Análise Político-Institucional nº 12 nesta quinta (26)

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança, nesta quinta-feira (26), o Boletim de Análise Político-Institucional nº 12 - Transformações Recentes na Administração Pública Federal Brasileira. O evento será realizado na sede do órgão, em Brasília, entre 14h30 e 16h30, com palestra da Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Sheila Tolentino Barbosa como parte da programação.

Read More
Planejamento faz alterações pontuais em regras do PDV e da redução de jornada

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) modificou termos da Portaria nº 291, de 12 de setembro de 2017, que trata do Programa de Desligamento Voluntário – PDV – e da jornada de trabalho reduzida com remuneração proporcional. As alterações pontuais na norma estão descritas na Portaria nº 322, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (20).

Read More
EPPGGs debateram ao vivo Reforma Trabalhista durante ANESP Debates desta semana

No próximo dia 11 de novembro, entrará em vigor a nova lei trabalhista. Para avaliar as novidades e seu impacto na sociedade, a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) realizou a oitava edição do ANESP Debates. Os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) Bruno Dalcolmo e Marcelo de Sousa foram os debatedores convidados. O Presidente da Associação, Alex Canuto, mediou as discussões.

Read More
Organizado por EPPGGs, ENAP e IPEA lançam primeiro livro brasileiro sobre inovação no setor público

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançaram, nesta terça-feira (17), durante a 3ª Semana de Inovação em Gestão Pública, o livro Inovação no Setor Público - Teoria, Tendências e Casos no Brasil, organizado pelos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) Pedro Cavalcante, Marizaura Camões, Bruno Cunha e Willber Severo. O Presidente da Escola, Francisco Gaetani, e o Presidente da ANESP, Alex Canuto, estiveram presentes no evento.

Read More
Assessoria Jurídica da ANESP apresenta vantagens e desvantagens do Programa de Desligamento Voluntário - PDV

Júlia Mezzomo de Souza, advogada do escritório Torreão Braz Advogados, assessoria jurídica da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), escreveu artigo sobre o Programa de Desligamento Voluntário (PDV), objeto da Medida Provisória 792/2017, editada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão em 26 de julho deste ano. 

Read More
Diálogos ANESP desta quarta (20) tem como tema " Desenvolvimento como Alternativa para Alcançar o Equilíbrio Fiscal"

Nesta quarta-feira (20), às 19h, o Diálogos ANESP será transmitido ao vivo com a participação de Synesio Batista da Costa, Presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) e também Presidente da Associação Brasileira de Circuitos Impressos (Abraci).

Read More
Após reunião com o governo, representantes da Carreiras de Estado prometem reações mais fortes

As lideranças das carreiras de Estado terminaram a série de reuniões com o Secretário de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SGP/MP), Augusto Chiba, realizadas ao longo desta quarta-feira (30), Dia Nacional de Protesto, prometendo reações mais duras contra o pacote anti-servidor. Alex Canuto, Presidente da ANESP, representou os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) no encontro.

Read More
Folha Online publica artigo “Governo joga para a torcida ao invés de enfrentar o problema" assinado pelo Presidente da ANESP

O blog Frederico Vasconcelos do site da Folha de São Paulo publicou, nesta segunda-feira (21), artigo assinado pelo Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto.

Read More
Adiamento dos Reajustes: ANESP e Carreiras de Estado preparam ações conjuntas

Na tarde desta terça-feira (15), a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) e demais carreiras de Estado, no âmbito do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), definiram respostas iniciais às medidas contra os servidores públicos anunciadas pelo governo. Será divulgada nota de repúdio conjunta, organizado calendário de mobilizações, convocadas coletivas de imprensa, além de denúncias a organismos internacionais e ações judiciais.

Read More
Negociação Coletiva na Administração Pública: ANESP e Fonacate se reúnem com relator do PL 3831 e com o presidente da CCJ da Câmara dos Deputados

O Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto, e líderes de carreiras do serviço público filiadas ao Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), se reuniu, na manhã desta quinta-feira (10) com os Deputados Federais Betinho Gomes (PSDB/PE) e Rodrigo Pacheco (PMDB/MG). Em pauta, o Projeto de Lei (PL) 3831/2015, que estabelece normas gerais para a negociação coletiva na administração pública.

Read More
Planejamento publica orientação sobre recesso de final de ano dos servidores

A Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SGP/MP) divulgou hoje (31) o calendário e as regras de compensação de horário referentes aos recessos de Natal e Ano Novo dos servidores do Executivo Federal. As orientações aos dirigentes de gestão de pessoas dos órgãos e entidades federais constam da Portaria nº 24, publicada no Diário Oficial da União.

Read More
Governo Federal lança petição eletrônica para gestão das carreiras de EPPGG e Infraestrutura

O primeiro canal digital para órgãos tramitarem documentos e informações sobre movimentação e processos seletivos de servidores de duas carreiras já está disponível. A partir de agora, solicitações diversas sobre as carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e Infraestrutura poderão ser realizadas por meio de peticionamento eletrônico, no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A ação faz parte de um movimento de digitalização da gestão dessas carreiras, para garantir mais transparência e agilidade nos processos. 

Read More
Planejamento lança portal eletrônico com dados de pessoal do Executivo Federal

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) lançou, nesta quinta-feira (22), o Painel Estatístico de Pessoal (PEP), nova ferramenta de consulta digital com informações estatísticas sobre despesas, distribuição e perfil do pessoal civil e militar do Poder Executivo Federal, e das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Read More
Presidente da ANESP participa de audiência pública na CPI da Previdência

O Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto participou, na tarde desta segunda-feira (12), a convite do senador Paulo Paim (PT/RS), de audiência pública da CPI da Previdência destinada a ouvir as centrais sindicais, representando a Pública Central do Servidor, entidade à qual a ANESP é filiada. A CPI tem o objetivo de investigar a contabilidade da Previdência Social e esclarecer as receitas e despesas do sistema.

Read More