Organizado por EPPGGs, ENAP e IPEA lançam primeiro livro brasileiro sobre inovação no setor público
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançaram, nesta terça-feira (17), durante a 3ª Semana de Inovação em Gestão Pública, o livro Inovação no Setor Público - Teoria, Tendências e Casos no Brasil, organizado pelos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) Pedro Cavalcante, Marizaura Camões, Bruno Cunha e Willber Severo. O Presidente da Escola, Francisco Gaetani, e o Presidente da ANESP, Alex Canuto, estiveram presentes no evento.
A publicação é uma coletânea sobre inovação no setor público escrita em capítulos por diversos pesquisadores que fazem parte da Rede InovaGov. "A ideia surgiu durante as primeiras reuniões da Rede InovaGov, quando um dos grupos de trabalho formado ficou responsável por reunir estudos sobre inovação no setor público. Identificamos que havia carência de obras em língua portuguesa com esse tema. Então estruturamos, entramos em contato com os autores, selecionamos e organizamos o material até apresentarmos o livro, preenchendo essa lacuna, essa ausência de obras sobre inovação no setor público”, recorda Willber da Rocha Severo, EPPGG da 5ª Turma.
Entender inovação como uma prática exclusiva da iniciativa privada é um dos mitos que a obra esclarece. "O livro reúne discussões teóricas e empiricamente válidas para qualificar o debate e desmitificar visões estigmatizadas e estereotipadas da Administração Pública, que tem muita prática inovadora. A diferença é que a prática de inovação no serviço público não viso lucro, na maioria das vezes, nem a competitividade, mas visa agregar valor às políticas públicas e ao serviço público”, avalia Pedro Luiz Costa Cavalcante, EPPGG da 8ª Turma.
Clique aqui e confira o livro Inovação no Setor Público: teoria, tendências e casos no Brasil