Posts in Estudos e Pesquisas
Avaliação da sustentabilidade fiscal do Estado é processo subjetivo, critica EPPGG

Em artigo intitulado “Sustentabilidade fiscal e a ilusão da objetividade”, o EPPGG Emilio Chernavsky expõe os fatores subjetivos envolvidos na avaliação da sustentabilidade fiscal do Estado, realizada com base em projeções elaboradas “sob elevada incerteza, modelos questionáveis e apoiando-se em escolhas arbitrárias”, afirma o autor.

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Direitos de refugiados é tema de publicação da DPU; EPPGGs contribuem

A Defensoria Pública da União (DPU) publicou o livro “Brasil, país de refúgio: a atuação da defesa na temática de refúgio” no final do primeiro semestre de 2022. A publicação foi organizada pelas pesquisadoras Elisa de Sousa Ribeiro Pinchemel e Ilana Szabó.

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Mecanismos de governança nos planos estaduais de segurança pública são abordados em tese de EPPGG

Pesquisa nacional sobre o papel dos mecanismos de governança na formulação dos Planos Estaduais de Segurança Pública e Defesa Social foi desenvolvida pelo EPPGG Genivaldo dos Santos Costa, atualmente em exercício no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

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Condicionantes e hipóteses do desmonte de políticas públicas no Brasil são debatidos por EPPGG em artigo

“Caminhos do desmonte de políticas no Brasil: condicionantes e hipóteses” é o título do artigo da EPPGG e pesquisadora da Diest/Ipea Janine Mello. O texto publicado esta semana integrará livro editado pelo Instituto sobre desmonte de políticas públicas no segundo semestre de 2022.

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Série de artigos debaterá desigualdades de gênero no serviço público

A EPPGG Iara Alves, doutoranda e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (PPGNEIM) da UFBA, publicou o primeiro artigo – de uma série de cinco – em que aborda desigualdades de gênero no serviço público. O primeiro texto é intitulado “Burocracia representativa como chave para uma gestão pública em prol da igualdade de gênero e raça” e está disponível na íntegra no República.org – leia aqui.

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Sem concurso, sem cotas: artigo discute desigualdade racial na administração pública e a PEC 32/2020

Existem, hoje, 135 normas, entre leis, decretos, portarias e atos, que estabelecem cotas no serviço público, nos níveis nacional e estadual, além de 78 em âmbito municipal. Ainda assim – de uma população composta por 56,2% de pessoas que se autodeclaram negras –, em 2020, a nível federal, eram apenas 35,1% as servidoras e servidores civis que se declaravam negros, de acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

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Estudo de EPPGG sobre o IPEADATA debate desenvolvimento e desigualdades regionais no Brasil

Em artigo publicado no periódico “Perspectivas em Gestão & Conhecimento”, da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), o EPPGG Ethel Airton Capuano discute desenvolvimento e desigualdades regionais a partir da análise de dados do IPEADATA, plataforma de dados do IPEA.

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EPPGGs organizam livro sobre o uso de evidências nas políticas públicas

Três EPPGGs, que atuam na Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest) do Ipea, estão à frente da organização da publicação, Janine Mello, Natália Massaco Koga e Pedro Lucas de Moura Palotti, junto ao técnico de Planejamento e Pesquisa da Diest/Ipea Maurício Mota Saboya Pinheiro.

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Estudo com participação de EPPGG aborda como um professor ruim pode afetar a renda futura do aluno

O artigo, assinado pela EPPGG Diana Coutinho e Claudio D. Shikida – ambos da Escola Nacional de Administração Pública –, aponta que o ensino brasileiro atual, em que professores com diferentes níveis de formação e de comprometimento são tratados igualmente em termos salariais, não é um exemplo de sucesso.

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No UOL, EPPGGs defendem educação democrática para buscar verdade e preservar memória

Na Coluna Diálogos Públicos do UOL, os EPPGGs Pedro Pontual e Ricardo Horta publicaram neste 24 de março, quando se celebrou o “Dia Internacional para o Direito à Verdade para as Vítimas de Graves Violações dos Direitos Humanos”, artigo que convida à reflexão sobre a importância de buscar a verdade e a memória como forma de educação para a democracia.

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2 anos de pandemia: o que aprendemos sobre prevenção à covid-19

Aproveitando o marco de 11 de março de 2020, que foi quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia de covid-19, solicitamos ao EPPGG Ricardo Horta que listasse os principais aprendizados, a partir do avanço da ciência, na prevenção da doença e de políticas públicas adequadas às mudanças impostas por esse contexto.

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Trabalho, mobilidade, mercado para mulheres e audiovisual: o que mudou em 2 anos de pandemia

Completamos, neste 11 de março, dois anos desde que a Organização Mundial de Saúde decretou a pandemia de covid-19. De lá pra cá, a ciência avançou em velocidade nunca antes vista e aprenderam-se lições fundamentais para prevenir a doença e traçar políticas públicas adequadas às mudanças impostas por esse contexto.

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