Estudo com participação de EPPGG aborda como um professor ruim pode afetar a renda futura do aluno
O estudo inédito publicado pelo Instituto Millenium em parceria com a Enap, nesta quarta (6), com o título “Grandes Mestres Fazem Grandes Diferenças? Valorizando a contribuição do Professor para o desempenho do Aluno da Educação Básica” indica a necessidade de medir a qualidade dos docentes por desempenho no aprendizado do aluno e sugerem gratificação para os melhores.
Estimativas realizadas por pesquisadores da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) mostram que, se um aluno que tem aula com os 10% piores professores passasse a ter aula com os professores de desempenho médio, a sua renda seria 8% maior (R$ 34,4 mil) ao longo da vida profissional.
Isso significa que aumentar o gasto público por estudante pode não se traduzir em um aumento no desempenho dos alunos brasileiros. Mas mensurar a qualidade dos professores e estimar seu impacto sobre o desempenho dos alunos é um importante passo no estímulo de práticas pedagógicas e de gestão educacional que, efetivamente, auxiliem na melhoria da qualidade do ensino.
O artigo, assinado pela EPPGG Diana Coutinho e Claudio D. Shikida – ambos da Escola Nacional de Administração Pública –, aponta que o ensino brasileiro atual, em que professores com diferentes níveis de formação e de comprometimento são tratados igualmente em termos salariais, não é um exemplo de sucesso. Assim, é crucial qualificar as “diferenças” entre professores, já que fatores como a experiência ou a certificação influenciam diretamente no desempenho dos estudantes.
“Será que a qualidade dos professores é realmente similar a ponto de os salários entre eles serem tão parecidos? O estudo nos mostra que não e também sinaliza que precisamos reconhecer e valorizar os melhores professores, inclusive financeiramente”, afirma Diana Coutinho, diretora de Altos Estudos da Enap.
O tema também será debatido naa quinta-feira (7), às 12h, em mais uma edição do Millenium Talks, por meio do canal do Youtube do Instituto com a participação dos autores do estudo e representantes do Movimento Portas Abertas.