Destaques
Últimas Notícias

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (16), a convocação de mais quatro EPPGGs para o curso de formação específico da carreira, terceira etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). As vagas resultam da desistência de outros candidatos que, após terminarem o curso, não tomaram posse. Ao todo, já são nove EPPGGs chamados em convocação suplementar – cinco em segundo chamada, mais quatro agora.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou 254 pessoas do cadastro de reserva da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para matrícula nos cursos de formação, que compõem a terceira etapa do certame. Dessas, 5 vagas são para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

O EPPGG Rodrigo Torres foi nomeado secretário da Educação do Piauí. Antes de assumir o cargo, ele atuava como superintendente executivo da pasta. Em sua trajetória, Torres acumula ainda passagens pelo Ministério da Educação, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, onde atuou como secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e como presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou a publicação “Um planeta, uma chance: inovação pública brasileira em resposta à COP 30”, que sistematiza aprendizados, debates e encaminhamentos da edição de 2025 da Semana de Inovação (SI25) da escola, o maior evento sobre inovação no setor público da América Latina.

Uma comissão de especialistas – da qual participam os EPPGGs Francisco Gaetani, Celina Pereira, Sheila Barbosa e Roberto Pojo – tem se reunido desde 2024 para construir uma proposta de revisão ao Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967, que dispõe sobre a organização da administração pública federal. Nesta quinta-feira (18), o grupo apresentou oficialmente ao governo o anteprojeto de uma nova Lei Geral da Gestão Pública, que propõe substituir integralmente o Decreto-Lei 200 por uma legislação moderna, que fortaleça as capacidades do Estado de entrega de políticas públicas, promova a inovação e confira flexibilidade à gestão, além de ampliar a participação social.

2025 foi um ano intenso para a ANESP, repleto de conquistas e de desafios. Foi o ano que viu uma nova turma de EPPGGs tomar posse após um hiato de 15 anos: 141 novos gestores – a 17ª turma da carreira – foram nomeados em outubro. A eles se somaram ainda nomes do cadastro de reserva, chamados após atuação constante da ANESP junto às autoridades.

A ANESP, junto às outras entidades filiadas ao Fonacate, estiveram na Câmara dos Deputados nesta quarta (17), a fim de demonstrar apoio aos parlamentares que atuam pelas pautas em defesa do serviço público. O foco principal foi a oposição à PEC 38, nova proposta de reforma administrativa que ameaça reduzir a capacidade de atuação do Estado.

A EPPGG Celina Pereira, secretária-adjunta da Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado, publicou artigo no Jota em que discute gestão por resultados e avaliação de desempenho no setor público – temas que voltaram a ganhar atenção devido à proposição da PEC 38, apresentada em outubro deste ano no Congresso Nacional. O artigo tem coautoria de Alexandre Gomide e Roberto Pires.

