Destaques
Últimas Notícias

Os atos pelo fim da violência contra a mulher ocorreram neste domingo (7) em pelo menos 20 estados. Em Brasília, a mobilização reuniu cerca de 200 entidades e mais de 3 mil pessoas na Torre de TV. Participaram lideranças de movimentos sociais, representantes de entidades, autoridades, ministras e a primeira-dama Janja Lula da Silva. Entre as organizações presentes, a ANESP foi representada por sua presidenta, Elizabeth Hernandes. A EPPGG Lilian Rahal, secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, também participou do ato.

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), elaborado em cooperação com a Agência Nacional de Mineração (ANM), revela que o Brasil possui algumas das maiores reservas mundiais de minerais essenciais à transição energética, como grafita, terras raras, manganês, níquel e bauxita, mas não tem conseguido transformar esse potencial em produção. O EPPGG Rafael da Silveira Soares Leão é um dos autores da pesquisa, junto com Mariano Laio da Cunha e Danúbia Rodrigues da Cunha.

A EPPGG Carla Bezerra recebeu o Prêmio Charles Pessanha de Melhor Artigo em Ciência Política da Revista Dados, em trabalho assinado em conjunto com Debora de Almeida, Adrian Lavalle e Monika Dowbor. Criado em homenagem ao professor Charles Pessanha, editor emérito da revista e figura decisiva na institucionalização da editoração científica no Brasil, o prêmio selecionou artigos nas categorias referentes aos campos da Ciência Política e da Sociologia entre os 34 textos que integraram o volume 67 da revista, referente ao ano de 2024.

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), iniciativa que contou com papel central de servidoras e servidores da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) na sua organização – entre eles a EPPGG Maria Aparecida Chagas Ferreira, Ana Cláudia Alves de Medeiros Silva, Luiz Coimbra Barbosa, Frederico de Morais Andrade Coutinho, Ivelise Carla Vinhal Lício e Pedro Assumpção Alves – foi vencedor do Prêmio Espírito Público 2025 na categoria Gestão de Pessoas.

Em editorial que fala sobre a reforma do Imposto de Renda e o conceito de “justiça tributária”, o jornal A Crítica utiliza a definição da ANESP para embasar o debate.

Já estão disponíveis as fotos da Festa de Fim de Ano da ANESP e da ASSECOR, realizada em 19 de novembro. O encontro reuniu mais de 700 participantes das carreiras de EPPGG e de Planejamento e Orçamento, além de convidados, em um momento de celebração, integração e reconhecimento pelas conquistas do ano, e pelos desafios que vêm pela frente.

Na próxima quarta-feira, 3 de dezembro, a EPPGG Ana Julieta Teodoro Cleaver lança Abriu meu peito, publicado pela Editora AVÁ. O encontro acontece no café-livraria Paradeiro, na CLN 309, Bloco D, das 18h às 21h, e será uma oportunidade para a autora conversar com leitores, compartilhar seu processo criativo e autografar exemplares.

O EPPGG Paulo Kliass assina artigo no Jornal GGN em que aborda a temática da descriminalização das drogas. Comentando as últimas movimentações – desproporcionais, em sua análise – do governo dos Estados Unidos em relação à Venezuela, em paralelo a um crescimento impressionante do poderio e do alcance geográfico de facções e milícias no Brasil, Kliass aponta que, tanto para a esfera internacional quanto para as questões domésticas, a opção pela legalização das drogas é a melhor estratégia, posto que “permitiria tratar as drogas como política de saúde pública e não como ramo especializado das polícias”.

