Inicia mandato da nova Diretoria e do Conselho da ANESP e ANESP Sindical

Foto: Diana Lima/ANESP

Nesta quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, tem início o mandato da nova Diretoria e do novo Conselho da ANESP e da ANESP Sindical, eleitos em 18 de novembro. As instâncias serão presididas até 8 de dezembro de 2027 pelo EPPGG Daniel Pitangueira de Avelino.

Os novos integrantes assinam hoje o termo de posse. O ato público de posse está previsto para fevereiro de 2026, após o período de festas e férias, favorecendo maior participação da carreira e de convidados.

Clique e saiba mais sobre os membros eleitos da Diretoria e do Conselho.

Fundada em maio de 1989, a ANESP tem como missão defender o aperfeiçoamento da gestão pública; fortalecer a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas; promover a carreira de EPPGG; e representar seus associados.

A atuação da Associação na defesa do serviço público e de um Estado capaz de garantir os direitos da população brasileira tem se dado em articulação com a carreira, entidades representativas e sindicatos do funcionalismo. Essa atuação conjunta tem sido determinante em momentos importantes, como a derrota da PEC 32 em 2021. Uma pauta que volta à agenda nacional e se coloca como um dos grandes desafios para o próximo ano.

Foto: Diana Lima/ANESP

Outras conquistas, como a realização de novo concurso para a carreira e o aproveitamento do cadastro de reserva do CPNU, também resultaram de diálogo e pressão contínua junto ao MGI.

“Os desafios da carreira são os desafios da ANESP”, destaca Daniel Pitangueira de Avelino, que assume a presidência da ANESP a partir de hoje. “Precisamos garantir e consolidar as conquistas dos últimos anos, ao mesmo tempo em que precisamos fortalecer a carreira contra as tentativas de enfraquecimento do serviço público. Essa é uma luta coletiva!”, explica Avelino sobre as prioridades da nova gestão.

Elizabeth Hernandes, que encerra o seu mandato como presidenta da Associação, afirma que foi uma honra presidir a ANESP nos últimos dois anos. “Enfrentamos desafios, mas contamos com grande cooperação da Diretoria, da carreira e de entidades parceiras, o que garantiu importantes resultados. A ANESP nasceu da luta e foi decisiva, por exemplo, para evitar a extinção da carreira no governo Collor. Em 37 anos, sou apenas a segunda presidenta da Associação, e sigo confiante na chegada de novos colegas e no protagonismo das mulheres na atuação sindical.”

Atualmente, a carreira conta com 1.079 EPPGGs ativos, um avanço para a categoria e para a Administração Pública Federal. Esse avanço pode ser ainda maior com a ampliação do quadro de associados da ANESP, fortalecendo as mobilizações em defesa dos interesses profissionais, dos serviços públicos e nas situações de ataques aos servidores.

“Desejo uma excelente gestão ao novo presidente e reforço meu compromisso em colaborar, esperando o mesmo de todos os colegas. Precisamos manter o espírito do ‘todo mundo na ANESP’”, concluiu Hernandes. 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS