EPPGG recebe prêmio da Revista Dados de melhor artigo em Ciência Política

A EPPGG Carla Bezerra recebeu o Prêmio Charles Pessanha de Melhor Artigo em Ciência Política da Revista Dados, em trabalho assinado em conjunto com Debora de Almeida, Adrian Lavalle e Monika Dowbor. Criado em homenagem ao professor Charles Pessanha, editor emérito da revista e figura decisiva na institucionalização da editoração científica no Brasil, o prêmio selecionou artigos nas categorias referentes aos campos da Ciência Política e da Sociologia entre os 34 textos que integraram o volume 67 da revista, referente ao ano de 2024.

O estudo da EPPGG, intitulado “Entre a desinstitucionalização e a resiliência: participação institucional no governo Bolsonaro”, objetiva caracterizar a desinstitucionalização impulsionada pelo governo Bolsonaro e aferir seus alcances sobre conselhos de participação social – como, por exemplo, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), paralisado durante a gestão Bolsonaro; e o conselho deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), que deixou de ter membros da sociedade civil para se tornar um conselho estritamente governamental. “Com base em um banco de dados original, oferecemos um diagnóstico empírico, a um só tempo abrangente e nuançado, a partir da análise da situação de 103 colegiados e suas alterações no período 2019-2022 e de uma seleção de casos examinados individualmente”, afirmam as autoras. 

Como resultado, a investigação aponta que um conjunto de colegiados continuou ativo (64 dos 103), mesmo que com grandes alterações. “Mais: alguns colegiados continuam fazendo diferença nos processos decisórios, embora agora como instâncias de oposição – como veto players, até”. Leia o artigo completo aqui. As autoras também conversaram sobre a pesquisa com Giovanna Monteiro-Macedo, assistente de divulgação científica da revista Dados – ouça a entrevista aqui.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS