Os dirigentes das associações e sindicatos que formam a União das Entidades Representativas de Carreiras de Estado concordaram em manifestar repúdio às ações do governo contra os servidores públicos federais. A decisão foi tomada em reunião realizada na sede da Associação dos Servidores de Planejamento e Orçamento (Assecor), na manhã da última quarta-feira (25), no âmbito da articulação da negociação salarial.
Read MoreAs carreiras típicas de Estado realizaram na tarde de quinta-feira (16) a segunda manifestação conjunta das categorias. O ato reuniu os servidores em frente ao Ministério do Planejamento para protestar por avanços nas negociações salariais.
Read MoreAcontece nesta quinta-feira (26), às 15h, em frente ao Ministério do Planejamento (Esplanada dos Ministérios, Bloco K), a segunda manifestação dos servidores de carreiras típicas de Estado. O ato é mais um protesto ao posicionamento do governo nas negociações salariais, que não apresenta uma contraproposta às demandas apresentadas ou aponta perspectiva de avanço.
Read MoreUma reportagem publicada no dia 16 de julho no jornal argentino La Nación destaca a adoção de critérios meritocráticos para acesso aos cargos comissionados como um dos principais mecanismos contra casos de corrupção no governo.
Read MoreNa noite da última terça-feira (17) deputados e senadores aprovaram no Congresso Nacional, sem previsão de reajustes para os servidores, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013. O documento fixa metas e prioridades dos gastos do governo para o próximo ano e sua aprovação é acompanhada de perto pelas entidades que negociam aumentos salariais, como a União das Entidades Representativas de Carreiras de Estado.
Read MoreEm resposta à falta de disposição do governo em negociar reajustes salariais, as carreiras típicas de Estado decidiram fortalecer seu movimento. Reunidas na manhã da última terça-feira (17), as associações e sindicatos que integram a União das Entidades Representativas de Carreiras de Estado - entre elas a ANESP - concordaram em ampliar o calendário de mobilizações conjuntas das categorias.
Read MoreO trabalho desenvolvido pelo Departamento de Mercado Aberto (Demab) do Banco Central (BC), cujas atividades estão centralizadas no Rio, ficou mais lento hoje (11). A causa foi a mobilização dos funcionários públicos federais das chamadas carreiras de Estado, que envolvem órgãos como o próprio BC, a Receita Federal e a Polícia Federal. Parte dos serviços do setor foram transferidos pelo BC para uma entidade privada parceira.
Read MoreA União das Entidades Representativas das Carreiras de Estado, grupo integrado pela ANESP, planeja realizar mais uma manifestação de paralisação no próximo dia 26. A decisão foi tomada com base na avaliação feita em reunião no último dia 05 sobre o ato do dia 28 de junho. Os dirigentes o consideraram importante para dar visibilidade às reivindicações das categorias.
Read MoreRepresentantes das 22 associações e sindicatos que formam a União das Entidades Representativas das Carreiras de Estado se reuniram na tarde da última sexta-feira (29) com o secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Valter Correia, e com o secretário e a secretária adjunta de Relações de Trabalho no Serviço Público, Sergio Mendonça e Marcela Tapajós. Apesar do agendamento do encontro pelo MPOG após a mobilização das carreiras típicas, na última quinta-feira (28), a postura apresentada pelo governo se manteve: nenhuma definição sobre possíveis reajustes.
Read MoreNa tarde da última terça-feira (26), dezenas de EPPGGs estiveram no auditório do Ministério do Planejamento para a Assembleia Geral da ANESP. O encontro teve como temas centrais a discussão sobre mobilidade e a participação da Associação nos atos e articulações da campanha salarial movida pelas carreiras típicas de Estado.
Read MoreForam divulgadas no Portal da Transparência as remunerações recebidas pelos servidores públicos do Poder Executivo federal. As informações estão adequadas às regras definidas pelo governo em 28 de maio e incluem remuneração básica, descontos e jetons (maior parte dos que são recebidos) referentes ao mês de maio.
Read MoreAs carreiras típicas de Estado mostraram união em favor da valorização do servidor público. Cerca de 2.000 integrantes das categorias que compõem a União das Entidades Representativas das Carreiras de Estado se reuniram na tarde de quinta-feira (28), em frente ao Ministério do Planejamento, para manifestar pela necessidade de avanço nas negociações salariais.
Read MoreA presidente Dilma Rousseff resolveu ceder e fará concessões para atender parte das demandas do funcionalismo público por reajustes salariais. Os principais beneficiados pela decisão devem ser os integrantes da base dos servidores, o que agradará ao meio sindical.
Read MoreAcontece amanhã (28), às 14h, em frente ao Ministério do Planejamento (Esplanada dos Ministérios, Bloco K), a manifestação das carreiras típicas de Estado. O ato é um protesto ao posicionamento do governo nas negociações salariais, que desde 2011 realiza reuniões sem apresentar uma contraproposta às demandas apresentadas ou apontar uma perspectiva de avanço.
Read MoreO sucesso da campanha salarial está diretamente vinculado ao envolvimento dos integrantes das carreiras de Estado nos atos realizados pelas entidades que representam esses servidores. A avaliação foi feita pelos dirigentes das instituições que integram a União das Entidades Representativas das Carreiras de Estado, em reunião realizada na sexta-feira (22), na sede da Unacon.
Read MoreA semana de recesso branco, em que os corredores do Congresso estão vazios e diversas reuniões foram canceladas por falta de quórum, acabou tornando-se a janela perfeita para deputados federais aprovarem sem alarde um projeto que acaba com o teto do funcionalismo público e transfere ao Legislativo o poder exclusivo de definir reajustes aos Três Poderes. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 5 é uma espécie "libera geral" nos reajustes do setor público e estava parada na Câmara há um ano. Ela possibilitará ainda o segundo aumento de salário dos parlamentares em menos de dois anos.
Read MoreCom presença maciça de parlamentares, servidores dos Três Poderes, representantes de governos estaduais e municipais, sociedade civil organizada e da imprensa, foi lançada na tarde da última terça-feira (19), no Senado Federal (auditório Petrônio Portella), a Frente Parlamentar Mista de Fortalecimento da Gestão Pública. O grupo reúne representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário para discutir e formular propostas sobre questões como eficiência da máquina pública e melhoria da gestão.
Read MoreAs entidades que representam carreiras típicas de Estado realizaram na manhã desta sexta-feira (15), na sede da Unacon Sindical, mais uma reunião de coordenação da campanha salarial. O encontro serviu para definir os próximos passos de mobilização das categorias diante da carência de contraproposta às demandas e da falta de perspectiva para definição do processo negociatório – evidenciado na última rodada de reuniões com a Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público - SRT/MPOG.
Read MoreSerá lançada oficialmente na próxima terça-feira (19), às 14h, no Senado Federal (auditório Petrônio Portella), a Frente Parlamentar Mista de Fortalecimento da Gestão Pública. Presidido pelo deputado federal Luiz Pitiman (PMDB-DF), o grupo tem o objetivo de discutir e formular propostas a serem encaminhadas aos órgãos executivos sobre questões como a eficiência da máquina pública e a melhoria da gestão.
Read MoreO governo ainda não tem uma proposta de reajuste salarial a ser apresentada às carreiras do Ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro. A informação foi repassada pelo secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público (SRT/MPOG), Sergio Mendonça, aos representantes do grupo em reunião na tarde desta quarta-feira (13), na própria Secretaria.
Read More