Carreiras de Estado manifestam-se contra normas editadas para cercear direitos dos servidores

Dirigentes das entidades que formam a União das Carreiras de Estado concordaram em produzir documentos de repúdio à Portaria que restringe licenças para interesses particulares e ao Decreto que permite substituição de servidores federais em greve por estaduais. Campanha salarial também esteve na pauta da reunião

Os dirigentes das associações e sindicatos que formam a União das Entidades Representativas de Carreiras de Estado concordaram em manifestar repúdio às ações do governo contra os servidores públicos federais. A decisão foi tomada em reunião realizada na sede da Associação dos Servidores de Planejamento e Orçamento (Assecor), na manhã da última quarta-feira (25), no âmbito da articulação da negociação salarial.

Dois dos documentos serão contra a Portaria Normativa Segep nº 04/2012, que restringe as licenças para tratar de interesses particulares. Por sugestão da ANESP, as entidades de carreiras de Estado assinarão uma nota de repúdio e um requerimento administrativo ao Ministério do Planejamento, solicitando revogação da medida. O terceiro será um comunicado contrário ao Decreto 7.777/2012, publicado na quarta-feira (25) permitindo a substituição de servidores federais em greve por equivalentes estaduais, sobretudo no âmbito da Receita Federal.

Campanha salarial
Os dirigentes aproveitaram a ocasião para organizar os detalhes finais da manifestação que acontece na quinta-feira (26), às 15h, em frente ao Ministério do Planejamento. Ela é a segunda desse tipo organizada de forma conjunta pelas carreiras de Estado (leia sobre a primeira aqui) e tem o objetivo de mostrar descontentamento com a postura do governo nas negociações.

Além desse, está previsto para ocorrer um terceiro ato no dia 08 de agosto, desta vez em frente ao Palácio do Planalto. Algumas entidades indicam ainda a possibilidade de fazer paralisações nos dias 07 e 08 de agosto e de iniciar uma greve no dia 13.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP