Posts in EPPGG em Foco
EPPGG lança livro sobre Cidades Dinâmicas

O EPPGG Marcos Ricardo dos Santos lançou, recentemente, o livro “Cidades Dinâmicas: um guia para intervenções urbanas economicamente sustentáveis”, pelo selo da editora Dialética. A obra é resultado do mestrado realizado pelo autor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. A edição física já está disponível no site da editora e, em breve, poderá ser encontrada também em livrarias. Haverá, conjuntamente, comercialização em formato e-book.

Read More
Nova edição do BAPI-Ipea tem contribuição de EPPGGs

Foi lançado neste mês o 37º Boletim de Análise Político-Institucional (BAPI) da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest), vinculada ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os EPPGGs Natália Koga e Pedro Palotti contribuem tanto na organização do boletim quanto na produção de quatro artigos.

Read More
Efeitos de um golpe: 60 anos depois, reflexões sobre a economia

Passados 60 anos do golpe de abril de 1964, o que podemos falar a respeito de alguns dos aspectos mais relevantes da política econômica da época da ditadura militar? Muito se comenta sobre os anos do chamado “milagre”, na primeira metade da década de 1970, quando as taxas de crescimento do PIB realmente foram bastante expressivas. Mas o problema é que existem outras variáveis, tão ou mais importantes, que evidenciaram um lado obscuro de tal modelo adotado à época.

Read More
A nova face do teletrabalho: FCRB realiza evento com secretário Roberto Pojo no Rio

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove, em parceria com a ANESP, na próxima quinta-feira (18) o evento “A nova face do teletrabalho”. A atividade gratuita integra o Ciclo Políticas Públicas Inovadoras, do Programa de Pesquisa Rui Barbosa e o Tempo Presente (PRO-Rui): Cultura, Democracia e Desenvolvimento Sustentável no mundo contemporâneo. O evento inicia às 18h, no auditório do FCRB, na Rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro, e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da FCRB.

Read More
Efeitos de um golpe: 60 anos depois, reflexões sobre a democracia

O fato histórico singular representado pelo golpe de Estado de 1964 e a queda do regime constitucional de 1946, ele próprio nem tão democrático assim em uma perspectiva liberal cosmopolita, já foi analisado sob inúmeras perspectivas. É consensual a percepção de que ocorreram diversos golpes dentro do golpe, em um ciclo longo que foi da adoção de uma gambiarra parlamentarista, com a renúncia do Presidente Jânio Quadros, até a instituição do Ato Institucional nº 5 (AI-5). O AI-5 é a referência simbólica distópica da ditadura em sua fase mais sombria.

Read More
EPPGG estreia coluna sobre políticas públicas no Brasil Popular

A EPPGG Valéria Moraes estreou uma coluna no jornal Brasil Popular, na qual pretende descomplicar o conceito de políticas públicas, apresentando exemplos práticos para facilitar seu entendimento. No texto inaugural, intitulado “Políticas públicas: o que são e como nos afetam”, ela delimita o que são as políticas públicas e traz exemplos concretos do seu funcionamento, como nos casos de campanhas de vacinação: “Imagine que surgiu uma nova doença, e o governo inicia uma campanha de vacinação para proteger a população.

Read More
RSP abordará igualdade de gênero na administração pública; EPPGG é uma das editoras

A EPPGG Iara Alves, diretora de Educação Executiva na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), é uma das editoras convidadas – junto a Michelle Fernandez, da Universidade de Brasília (UnB) – para a edição especial da Revista do Serviço Público (RSP) cujo tema é “Mulheres na gestão pública: caminhos para a igualdade de gênero”. Pesquisadoras/es, especialistas e gestoras/es podem enviar artigos até o dia 5 de julho.

Read More
Lista internacional de “talentos governamentais pioneiros” inclui EPPGG Cláudia Martinelli

O Apolitical – rede social que reúne servidores públicos ao redor do mundo – divulgou uma lista com 35 “talentos governamentais pioneiros” (“Top 35 Government Talent Trailblazers”, no original em inglês). A EPPGG Cláudia Martinelli, diretora no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), está entre os nomes considerados “agentes de mudança dinâmicos” e cujo trabalho é “inspirador para ajudar a construir governos inovadores e qualificados”.

Read More
Papel de EPPGGs na transformação do Estado é destaque na newsletter do Jota

A newsletter “Por Dentro da Máquina”, do Jota, na edição de 12/03, abordou a atuação destacada dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental na elaboração de estudos e na mobilização para se contrapor à PEC 32, da reforma administrativa. Segundo a matéria, esse foi o motivo pelo qual os EPPGGs foram chamados pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos Esther Dweck a participar dos debates sobre a transformação do Estado em 2024.

Read More
Concurso Unificado: presidenta da ANESP explica a carreira ao Portal Terra

Em matéria que aborda a realização do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o portal Terra falou sobre o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Segundo o texto, trata-se de um cargo “que pouco se ouve falar no dia a dia”, mas cuja remuneração prevista no edital desperta o interesse de muitos candidatos.

Read More
Entrevista: EPPGG Geraldo Goés fala sobre regulamentação do trabalho de motoristas de app

O EPPGG Geraldo Goés, pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), vem se debruçando sobre a temática dos motoristas por aplicativo e os impactos desta categoria no mercado de trabalho brasileiro. A partir de dados da Pnad Contínua, ele conseguiu estimar que cerca de 1,7 milhão de brasileiros atuam desta forma atualmente; porém, ainda faltam dados para que se possa compreender a totalidade do setor.

Read More
Equidade racial e de gênero: no Correio Braziliense, EPPGG debate lei de cotas no serviço público 

A EPPGG Ana Julieta Teodoro Cleaver, em coautoria com Dalila Fernandes de Negreiros, escreveu artigo – publicado neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher – em que alerta para a proximidade do fim da vigência da Lei nº 12.990/2014, que garante a reserva de 20% das vagas nos concursos públicos para a população negra. A validade original era de 10 anos: “O término da vigência da lei ocorrerá em 9 de junho próximo. É fundamental o debate público sobre a inclusão de pessoas negras, em especial de mulheres negras, na administração pública federal, qualificando a necessidade de renovação e atualização da Lei”, escrevem as autoras. Ambas integram o Coletivo de Mulheres Negras Servidoras e Empregadas Públicas do Governo Federal.

Read More
8 de março: gestoras debatem temas atuais da agenda pública

Para marcar o Dia Internacional da Mulher deste ano, conversamos com diversas EPPGGs a respeito de temas atuais e relevantes no debate público. Transformação do Estado, Concurso Público Nacional Unificado, segurança alimentar e nutricional, interseccionalidade, política de cuidado, mudanças climáticas, gestão de pessoas no serviço público e sindicalismo foram as temáticas de nossas perguntas. As contribuições das gestoras Elizabeth Hernandes, Celina Pereira, Lilian Rahal, Ana Julieta Teodoro Cleaver, Cida Chagas, Carolina Tokarski, Márcia Muchagata e Iara Alves evidenciam o quanto as mulheres da carreira de EPPGG têm a contribuir com questões fundantes e desafiadoras e como nos beneficiaríamos com uma visão interseccional na construção de políticas públicas, na promoção da equidade no funcionalismo público e na sociedade como um todo.

Read More
“Qual reforma tributária?”, questiona EPPGG em artigo

Em artigo divulgado na Revista Necat, publicação do Núcleo de Economia Catarinense, o EPPGG Paulo Kliass identifica que o conjunto de interesses contraditórios em torno do tema da reforma tributária acaba por limitar o leque de alternativas a serem debatidas e aprovadas pelo Congresso Nacional. Assim, embora haja consenso sobre a necessidade de uma reforma, não se alcançam acordos sobre qual reforma efetivar.

Read More
Seminário da Enap sobre gestão de pessoas no serviço público tem participação de EPPGG

A Enap realiza no próximo dia 7 de março, às 09h30, com transmissão pelo canal do Youtube, o seminário "Janela Avaliação: as políticas de gestão de pessoas no serviço público e seus desafios". A atividade marca o encerramento da parceria firmada entre a Escola, a República.org e a Flacso Brasil para a realização da 2ª edição desta chamada pública que seleciona órgãos e entidades de quaisquer esferas para o recebimento, de forma gratuita, do serviço Assessoria para Avaliação. Roberto Pojo, EPPGG e Secretário de Gestão e Inovação do MGI, é um dos palestrantes do seminário.

Read More
Governança da IA é tema de artigo de EPPGG no Valor Econômico

Francisco Gaetani, EPPGG aposentado e, atualmente, secretário extraordinário para a Transformação do Estado no Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), escreveu artigo no Valor Econômico em que debate a governança da Inteligência Artificial (IA) no Brasil e no mundo: “A governança dos algoritmos é um imperativo inescapável, o que significa que arranjos regulatórios nacionais e internacionais logo se multiplicarão. É uma questão de tempo”, escreve. O texto tem coautoria de Virgilio Almeida, professor associado ao Berkan Klein Center da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Read More