Em artigo, EPPGG discute conceitos de ortodoxia e heterodoxia na Economia

O EPPGG Francisco Marques, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), publicou, recentemente, artigo na revista acadêmica Dados, no qual promove um debate a respeito dos conceitos de ortodoxia e de heterodoxia no campo da Economia no Brasil. O autor parte de uma análise da atuação e da produção científica de alguns dos principais centros de pesquisa nacionais, buscando compreender como as fronteiras que delimitam estes conceitos são definidas – mostrando como são, também, permeáveis.

No estudo, os programas de pós-graduação da PUC-Rio e da FGV-Rio, de um lado, e da UFRJ e da Unicamp, de outro, são tomados, respectivamente, como representantes paradigmáticos da ortodoxia e da heterodoxia: “Dada sua proeminência, essas quatro instituições adquiriram notável simbolismo, inclusive fora dos fóruns especializados de pesquisadores, fazendo-se conhecidas também nos discursos sobre política e políticas públicas feitos pela sociedade em geral. Seus nomes funcionam como atalhos informacionais largamente empregados nas discussões sobre a economia nacional; nos debates sobre o papel do Estado, são frequentemente usados para comunicar a orientação, mais próxima da ortodoxia ou da heterodoxia, de candidatos à Presidência da República, políticos e dirigentes do governo, especialmente do Ministério da Fazenda”, aponta Marques, justificando a relevância na escolha dos casos analisados.

O autor, então, mapeia as redes de interações que ocorrem nestes programas, o que aponta um processo complexo e multifacetado: “Em vez de se encerrar exclusivamente no enfrentamento entre dominantes e não dominantes, o campo abriga ortodoxos e heterodoxos de variadas matizes, em diferentes situações”, escreve Marques.

“A rede de relações do campo objeto de nossa análise se caracteriza, igualmente, pela constituição de laços mais estreitos entre as professoras e professores que compartilham uma mesma linha teórica. As convergências e divergências, como é de se esperar, aproximam e afastam os agentes. Há, no entanto, matizes, senão mesmo diferenças fundamentais, entre programas filiados a uma mesma escola de pensamento”, sugere, reforçando a permeabilidade da fronteira que separa ortodoxia e heterodoxia.

A revista Dados é editada pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e é uma das principais e mais longevas revistas nas Ciências Sociais no Brasil. Clique aqui para ler a íntegra do artigo “As Disputas entre Ortodoxos e Heterodoxos: O que é (e o que não é) Economia” na plataforma Scielo.