Série “Nova Agenda para a Reforma Administrativa” debate força de trabalho no setor público

Foto: Mateus Cândido/Fonacate

O Fonacate e o Instituto Servir Brasil promoveram nesta terça-feira (17) o terceiro seminário da série “Nova Agenda para a Reforma Administrativa”, em Brasília/DF. O tema debatido na ocasião foi “Planejamento e dimensionamento da força de trabalho no setor público”.

Com mediação da presidenta da ANESP, Elizabeth Hernandes, participaram Pedro Paulo Murce Meneses, coordenador do Centro de Pesquisas sobre a Gestão de Pessoas no Setor Público Brasileiro (CePGP) da UnB; José de Albuquerque Nogueira Filho, coordenador-geral de Gestão de Pessoas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); e Ana Claudia Alves de Medeiros, Janice Godinho e Cilair Abreu, representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
“Não é um tema novo, o que é muito bom. Significa que o Estado brasileiro, em que pese nossos sustos recentes, tem baseado suas decisões e suas políticas em evidências científicas. A discussão sobre quantos profissionais o Estado necessita e onde eles devem ser lotados muitas vezes pode ser contaminada por achismos e enviesada por conteúdos ideológicos ou simples desinformação. Tratar de maneira científica o direcionamento e a lotação das pessoas é um tema que tem tudo a ver com este fórum de carreiras de estado e com este momento de autorização de concursos”, afirmou Hernandes em sua fala de abertura.

Assista a íntegra da conversa: