A edição da Folha de S.Paulo, do último sábado (11/03), trouxe o artigo “Por uma burocracia que não está no retrato”, de Clara Marinho, que é analista de Planejamento e Orçamento e coidealizadora da iniciativa “Elas no Orçamento”.
Read MoreInaugurando a parceria da ANESP com o blog Gestão, Política & Sociedade, do Estadão, o EPPGG Adilson Santana de Carvalho escreve sobre as multas pecuniárias aplicadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), principal instrumento do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência para o combate a cartéis.
Read MoreEm artigo publicado no “The Palgrave Handbook of Diplomatic Reform and Innovation”, o EPPGG Rogério de Souza Farias discute as respostas da diplomacia brasileira às convulsões mundiais do pós-Guerra Fria e os desafios que o Itamaraty enfrenta na contemporaneidade. O texto é escrito conjuntamente com Antônio Carlos Lessa.
Read MoreO portal do Centro de Referência em Educação Integral publica reportagem assinada por Ingrid Matuoka e Tory Helena sobre o papel do novo Bolsa Família na retomada da intersetorialidade para a redução das desigualdades no Brasil. Nela, a EPPGG Juliana Matoso Macedo conta, a partir de sua vivência frente à articulação do Programa Bolsa Família e do Programa Mais Educação, como o Brasil já tem experiência em promover a intersetorialidade na prática impactando positivamente na educação integral.
Read More“Poderia uma empresa, sob a justificativa de proteger os dados pessoais de seus usuários, acabar adotando condutas que causem distorções concorrenciais?”. Essa é a pergunta que as EPPGGs Carolina Fontes, Cristiane Albuquerque e Patrícia Cabral buscam responder em artigo publicado no Jota.
Read MoreEm artigo publicado no Jota, o EPPGG James Görgen propõe estratégias para que o Brasil realize – de fato – sua industrialização digital, recuperando o que ele considera “tempo perdido” em décadas anteriores. “Além de pesados investimentos em infraestrutura produtiva e pessoas, precisamos de coordenação governamental”, afirma.
Read MoreEm artigo publicado na Folha de S.Paulo, os EPPGGs Felipe Augusto Machado, Luis Felipe Giesteira e André Rafael Costa e Silva – junto a membros de outras carreiras do ciclo de gestão, como Analistas de Comércio Exterior (ACE) – debatem os desafios para a reindustrialização brasileira.
Read MoreCom o objetivo de qualificar profissionais de saúde para que saibam identificar cenários de risco e elaborar planos de contingência que respondam oportunamente a potenciais emergências de saúde pública, a Fiocruz Brasília e a UNA-SUS (Universidade Aberta do SUS) oferecem o curso “Preparação de Planos de Contingência”, na modalidade ensino à distância. As matrículas vão até 16 de junho e a carga horária é de 45 horas. São 50 mil vagas disponíveis.
Read MoreCom o objetivo de auxiliar na compreensão das necessidades e barreiras a serem superadas no caminho da inovação governamental, a GNova, diretoria de inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), lança a publicação “Caminhos da Inovação no Setor Público”.
Read MoreA ANESP dá continuidade pelo terceiro ano consecutivo à parceria firmada com a coluna Diálogos Públicos, do UOL, e abre, assim, mais uma chamada para artigos produzidos por EPPGGs.
Read MoreEm balanço realizado pelo jornal Valor Econômico, em 28 de dezembro de 2022, a respeito dos quatro anos de governo Bolsonaro, um paradoxo fica evidente quando se fala em políticas sociais: ao mesmo tempo em que as medidas de transferência de renda cresceram, cresceu também a pobreza no Brasil. Uma das especialistas ouvidas pela matéria foi a socióloga, EPPGG Letícia Bartholo, que resume a situação da seguinte forma: “Bombou o orçamento e estragou todo o resto”, afirma.
Read MoreA EPPGG Virgínia Bracarense Lopes é uma das organizadoras do livro “Compras públicas centralizadas no Brasil: teoria, prática e perspectivas”, lançado no ano passado.
Read MoreO EPPGG Fhilipe Pupo Santos aponta, na coluna Diálogos Públicos, três caminhos prioritários a serem seguidos pelo novo governo em relação ao uso do Patrimônio da União, a fim de que se entregue à sociedade o verdadeiro potencial que esse patrimônio pode gerar, em termos de utilização em políticas públicas e desenvolvimento socioeconômico.
Read MoreO IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) lançou, no final do ano passado, a plataforma virtual “Catálogo de Políticas Públicas”. Nela, estão agregadas informações sobre políticas públicas implementadas no Brasil nas últimas décadas, no âmbito do Poder Executivo Federal.
Read MoreO EPPGG Roberto Pojo será o titular na Secretaria de Gestão e Inovação do recém criado Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a cargo da economista Esther Dweck. Na posição de secretária-adjunta da mesma pasta, estará a EPPGG Kathyana Buonafina.
Read MoreAs EPPGGs Denise do Carmo Direito, Natália Massaco Koga e Elaine Cristina Lício são autoras do Texto para Discussão 2828, publicado pelo Ipea, que aborda as “Mudanças de Políticas e (Des) Mobilização de Capacidades Estatais: o caso do Cadastro Único”.
Read MorePedro Cavalcante, que é EPPGG e professor do IDP e da Enap, assina artigo com o analista de Planejamento e Orçamento, Leandro Freitas Couto, publicado no Estadão com o título “Os desafios do novo Ministério do Planejamento e Orçamento”.
Read MoreEm artigo no Valor Econômico, o EPPGG Murilo Lubambo de Melo aborda os impactos das restrições europeias a importações de áreas de desmatamento. Trata-se do Regulamento sobre Produtos Livres de Desmatamento (RDFP, na sigla em inglês): “A edição do RDFP pode funcionar como incentivo adicional para combater o desmatamento ilegal e reforçar a imagem sustentável do agronegócio brasileiro. A expansão agrícola deverá ocorrer primordialmente nas dezenas de milhões de hectares de pastagens degradadas a serem recuperadas”, considera Melo.
Read MoreA ANESP saúda a criação do Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, que será liderado pela economista Esther Dweck, anunciado nesta quinta-feira (22), pelo presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva.
Read MoreUma mão se diz invisível, a do mercado; a outra, visível, do Estado. O EPPGG Afonso Oliveira de Almeida, contudo, nos apresenta uma terceira mão, também camuflada e subterrânea, se não de todo invisível: a mão do “estado profundo”.
Read More