Valor Econômico entrevista EPPGG sobre alta nos investimentos de municípios
O jornal Valor Econômico realizou um levantamento em que contabiliza os investimentos realizados por municípios brasileiros no primeiro semestre de 2024. Segundo a publicação, houve uma alta de 32,8% em relação a igual período de 2023, totalizando investimentos na casa dos R$ 42,2 bilhões.
A EPPGG Giovanna Victer, secretária da Fazenda de Salvador, Bahia, foi entrevistada pelo jornal. Em suas palavras, o aumento de investimentos em 2024 faz parte da “completude de mandato”: “Foi o nosso planejamento. Os governos querem fazer entregas dentro do período de mandato. Faz-se um desenho do ciclo, no começo um pouco mais austero. Depois, com o amadurecimento dos investimentos, são feitas as entregas”, explica.
Victer ainda aponta o crescimento na arrecadação, em especial do Imposto Sobre Serviços (ISS), tributo municipal mais importante. Em Salvador, ele cresceu 18,3% de janeiro a agosto de 2024, contra os mesmos meses de 2023.
De forma similar, o Valor também identifica a trajetória de alta na receita das cidades: em média, houve uma alta de 12%, especialmente devido a repasses obrigatórios, como o do ICMS estadual e as transferências federais, via Fundo de Participação Municipal (FPM). Ainda de acordo com o levantamento do jornal, os investimentos estão centrados em grandes cidades, sendo que um terço deles estão vinculados a um grupo de 45 municípios com mais de 500 mil habitantes.
A pesquisa é baseada em relatórios fiscais entregues pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Leia a íntegra da matéria.