EPPGG Janine Mello é nomeada secretária-executiva do MDHC

Foto: Duda Rodrigues - Ascom/MDHC

EPPGG Janine Mello Santos foi nomeada no último dia 27 como secretária-executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Dentre as diversas atribuições do cargo, Janine vai atuar assessorando a ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, na supervisão e coordenação das atividades das secretarias integrantes da estrutura do Ministério e dos órgãos colegiados.

Além disso, Janine irá coordenar as relações da pasta com os estados, o Distrito Federal e os municípios, e as ações de implementação, monitoramento e aperfeiçoamento das políticas e dos programas executados pelo MDHC. Em outra frente, a gestora deverá supervisionar a elaboração dos planos de ação anuais para a implementação e o monitoramento das políticas de direitos humanos, com definição de prazos, metas, responsáveis e orçamento para as ações.

Experiência

Janine é cientista política formada pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em ciência política e doutora em sociologia política pela mesma instituição. É servidora pública federal de carreira, atuando como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2007. Já passou por cargos de direção e assessoramento ministerial no Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome e na Casa Civil da Presidência da República. A gestora estava, desde janeiro de 2023, exercendo a secretaria-adjunta de Políticas Sociais da Secretaria Especial de Avaliação Governamental da Casa Civil. Ao longo de sua trajetória profissional na administração pública, atuou em políticas públicas estratégicas para o Governo Federal como o Plano Brasil sem Miséria, o Programa de Aceleração do Crescimento e o Programa Territórios da Cidadania.

Texto adaptado do site do MDHC.