Conexão SUS: Fabíola Supino fala sobre gastos com medicamentos na saúde pública
A EPPGG Fabíola Supino foi entrevistada no programa Estação SUS, onde falou sobre gastos com medicamentos no Sistema Único de Saúde e sobre desafios e estratégias para uma gestão eficiente de recursos utilizados para compra de remédios pelo governo.
Segundo ela, é fundamental uma discussão aprofundada sobre questões orçamentárias: “Na minha visão, você não pode ter em um sistema público universal de saúde uma incorporação [de tecnologias e de serviços] descolada da discussão sobre o orçamento disponível. É preciso definir prioridades. Se o montante de recursos de um ano para o outro é x, as novas incorporações precisam caber dentro desse orçamento. Não pode estar descolado. Se o SUS não fizer isso, o que vai acabar acontecendo é que aqueles produtos que já deveriam estar disponíveis nas unidades de saúde acabam não estando”.
Por isso, outro ponto essencial, segundo a EPPGG, é a avaliação das tecnologias em saúde – que incluem os medicamentos: “Sem realizar um processo aprofundado, cuidadoso, fica muito difícil. Uma coisa é o produto registrado na Anvisa, e o produto entrar no mercado brasileiro. Outra coisa é a disponibilização desses medicamentos no SUS”. Supino afirma a importância, nesse momento, do papel da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS), que deve ser fortalecido, em sua opinião.
Outro fator avaliado pela EPPGG é a pressão que o sistema de saúde vêm sofrendo na seara de medicamentos: “Nós temos um processo acelerado de envelhecimento da população. Isso significa maior demanda por serviços de saúde, maior consumo de serviços e, também com isso, mais prescrições de mais medicamentos. A gente tem também um processo de ampliação da oferta de serviços e, na medida em que se ampliam os serviços, maior é o número de pessoas tendo acesso a eles. Obviamente isso amplia a demanda por medicamentos”, observa.
O Estação SUS é uma produção do CONASEMS, que objetiva refletir e tirar dúvidas de gestores e técnicos da saúde sobre boas práticas no SUS. Assista ao programa na íntegra.