Concurso para EPPGG é anunciado: autorização é para 150 vagas

Em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (18/7), a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, anunciou mais um bloco de concursos públicos. Este com 3.026 vagas, entre novos concursos e provimento de concursos já feitos. Dessa vez, a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) está incluída. Serão 150 vagas na próxima edição do concurso para EPPGG, que deve ter o edital publicado em até seis meses.

Há 14 anos não se realiza concursos para a carreira de EPPGG. Como lembrado em ofício enviado pela ANESP à Seges em março deste ano, a última seleção de novos EPPGGs ocorreu em 2009 e resultou no ingresso de duas turmas – a última delas em 2011. A carreira possui 1.760 cargos criados, mas quase metade dos cargos está vaga. E o número pode aumentar nos próximos anos, com a perspectiva, sobretudo, de mais aposentadorias de gestores e gestoras.

Segundo a Presidenta da ANESP, Elizabeth Hernandez, “o anúncio do novo concurso para EPPGG, assim como o de várias outras carreiras estratégicas para a Administração Pública, é um sinal importantíssimo do atual governo no sentido do compromisso com a profissionalização do serviço público, o fortalecimento das capacidades estatais e a melhoria na prestação de serviços aos cidadãos e cidadãs”.

A ANESP, que vem insistentemente pautando a demanda pela realização de novos concursos nos últimos anos junto à Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) e a outras autoridades competentes, reconhece o esforço da atual gestão do MGI, em especial da ministra Esther Dweck e do secretário da Seges, Roberto Pojo, em priorizar a necessidade de reposição de EPPGGs em áreas estratégicas do governo federal.

Como em anos anteriores, a Associação atuará por meio de seu Comitê Consultivo nos debates que ocorram sobre o processo seletivo e de formação. Também contribuirá na produção de informações que visem ampliar a comunicação e apoiar os interessados no concurso.