Assembleia aprova as contas de 2022 e adesão da ANESP à campanha salarial

As contas de 2022 e a campanha salarial 2024 estiveram em pauta na Assembleia Geral da ANESP realizada na tarde da terça-feira (04), em meio virtual. Na ocasião, associados e associadas aprovaram a prestação de contas da entidade e concordaram com a adesão da ANESP a eventual calendário de mobilizações da campanha salarial proposto pelo Ciclo de Gestão ou pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).

Leia mais sobre os pontos encaminhados.

Contas

A Associação fechou o ano passado com receitas de 1,37 milhão e despesas de R$ 1,29 milhão. O resultado foi um superávit de R$ 77,5 mil.

Os números resultam de diferentes medidas adotadas, em especial iniciativas administrativas como a busca ativa pela regularização de inadimplentes; migração de aplicações financeiras para fundos de investimentos em bancos especializados, mantendo o perfil conservador (recomendação feita pelo Conselho em análises anteriores); revisão de contratos com os principais prestadores de serviços; e economia nas despesas com a festa de fim de ano, realizada no ano passado em conjunto com a AACE e com a ASSECOR.

O Conselho da ANESP recomendou à Diretoria a manutenção das boas práticas e à Assembleia, que concordou com o grupo, a aprovação integral das contas.

Campanha salarial

A Presidenta da ANESP, Elizabeth Hernandes, lembrou que a campanha salarial promovida pelo Fonacate iniciou em 20 de junho. O principal ponto da pauta, fechada recentemente pelo Fórum, é a necessidade de recomposição de perdas inflacionárias considerando, para a maior parte das carreiras de Estado (inclusive a de EPPGG), o período de 2019 a 2023. Para as que tiveram reajuste menor na campanha de 2015, o cálculo das perdas vai de 2017 a 2023. Acesse a pauta de reivindicações apresentada pelo Fonacate ao MGI.

Também integram o rol de demandas questões como a necessidade de revisão nos valores de auxílios como o de alimentação, transporte e saúde; a regulamentação da Convenção 151 da OIT, que fala sobre a negociação coletiva no funcionalismo público; a liberação para mandato classista sem ônus para as entidades; as melhorias em normas previdenciárias; a abertura das mesas para tratar das pautas setoriais; entre outras.

Elizabeth lembrou que a estratégia da ANESP nos anos anteriores foi de atuar em conjunto com o Fonacate e com as entidades do Ciclo de Gestão e ressaltou a importância de haver engajamento da carreira nos atos presenciais e virtuais, tanto para fortalecer o pleito conjunto quanto para demonstrar dentro do Fórum adesão da categoria.