Presidenta da ANESP participa de cerimônia de abertura do curso de formação dos novos EPPGGs
Foto: Bell Vilanova/Enap
Ocorreu nesta terça-feira (01/04), no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília/DF, a cerimônia de abertura do Curso de Formação Inicial para as carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e Analista de Comércio Exterior (ACE), parte do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
Vice-presidente da República Geraldo Alckmin cumprimenta Elizabeth Hernandes. Foto: Paulo Brunet/ANESP
A EPPGG e presidenta da ANESP, Elizabeth Hernandes, participou do evento, juntamente ao secretário de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Roberto Pojo, que também é EPPGG; e ao presidente da Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), Renato Castro de Faria Barbosa.
EPPGGs que atuam na Enap, MGI e ANESP. Foto: Paulo Brunet/ANESP
Antes, a mesa de abertura teve a participação do vice-presidente da República e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin; de Esther Dweck, ministra do MGI; e da presidenta da Enap, Betânia Lemos. Os participantes da mesa parabenizaram e deram boas vindas aos aprovados, destacando o esforço do governo em realizar o CPNU, e, nesta etapa, o trabalho de organização do curso de formação liderado pela Enap e pelo MGI. O vice-presidente da República deu uma saudação especial a todas as autoridades presentes, citando nominalmente a presidenta da ANESP, e elogiou os candidatos que chegaram até aqui, dada a grande concorrência do certame.
Mulheres aprovadas no concurso para EPPGG. Foto: Paulo Brunet/ANESP
Em sua fala, Elizabeth Hernandes destacou a importância da entrada de novos colegas após 15 anos sem concurso. Em 2025, via CPNU, serão 150 vagas de EPPGGs, que comporão a 17ª turma da carreira. “Hoje é um momento especial, em que esta escola, o MGI e todos EPPGG dão as boas vindas a novos colegas, após um período de 15 anos sem concurso para a carreira. É uma vitória dos aprovados, mas também é da carreira e da gestão do MGI”, afirmou a presidenta.
Hernandes ainda complementou: “Esse dia primeiro de abril de 2025 deve ser celebrado por nós como um ‘dia da verdade’, representando, para os colegas em formação, a conquista de um cargo público e o início de uma trajetória que todos esperamos seja dedicada à construção de um Estado mais eficiente, justo e comprometido com o bem-estar da sociedade. Esta nova turma está chegando para trabalhar no estado brasileiro exatamente quando a redemocratização completa 40 anos. A carreira de EPPGG nasceu com a volta da democracia e vocês, os que chegam agora, são o símbolo de que ainda vale a pena seguir lutando por um estado democrático, justo e inclusivo”.
Ao finalizar a sua fala, a presidenta da ANESP enfatizou que “espera em breve estar dando boas vindas a uma nova turma, proveniente do cadastro de reserva de aprovados ao CPNU”.