Oportunidade de intercâmbio: embaixada da França oferece capacitação para servidores brasileiros

Foto: Ana Paula Benvegnu - Enap

Em evento realizado na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) na última 4ª feira (3/5), a embaixada da França no Brasil apresentou uma série de oportunidades de capacitação para servidores públicos brasileiros junto ao Institut National du Service Publique (INSP), escola de governo dedicada ao recrutamento e treinamento de executivos e gerentes na França. O INSP atua principalmente na área de Direito Administrativo, Relações Internacionais, Administração Pública e Controle e Fiscalização, além da cooperação internacional com institutos de outros 130 países, liderando uma rede de mais de 4 mil ex-alunos internacionais.

Entre os presentes ao encontro, que também debateu reformas no Estado francês, estavam o EPPGG aposentado Francisco Gaetani, secretário para a Transformação do Estado no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); a presidenta da Enap, Betânia Lemos; a assessora adjunta de cooperação e ação cultural da Embaixada da França no Brasil, Sophie Jacquel; a encarregada de negócios da Embaixada, Julie Maraval; e a diretora de Educação Executiva da Enap, a EPPGG Iara Alves, como moderadora.

Julie Maraval, da embaixada francesa, apresentou brevemente os tipos de formação que o INSP oferece, como cursos curtos ou de longo prazo, pós-doutorados e os ciclos internacionais de aperfeiçoamento, com duração de até um ano e que contam com estágios em órgãos públicos franceses.

Já Betânia Lemos, da Enap, destacou a parceria histórica da escola brasileira com a França: “Em que pese as diferenças estruturais, organizacionais e culturais entre os países, temos muitos desafios em comum na gestão pública. A Embaixada da França é uma parceira de longa data da Enap, especialmente em eventos de liderança e liderança feminina”, afirmou.

Para mais informações, clique aqui.