Nova edição do curso da ANESP com Abraji iniciou nesta segunda
A 2ª edição do curso “Políticas Públicas para Jornalistas” foi iniciada neste 20 de junho, segunda-feira, tendo como foco as Eleições 2022. A iniciativa é da ANESP em parceria com a ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). A primeira aula já foi vista por mais de 750 alunos, entre estudantes de jornalismo e de profissionais de comunicação de todo o país.
Pedro Pontual, presidente da ANESP e docente no projeto, fez a abertura do curso e acolheu os alunos e as alunas, convidando todos a participarem ativamente das aulas, com perguntas e diálogo com os professores, uma vez que elas são transmitidas ao vivo e disponibilizadas posteriormente no canal do YouTube da ANESP.
O EPPGG Marcelo Gonçalves foi o professor responsável pela aula desta segunda, abordando o tema "Introdução ao curso e às Políticas Públicas. Politics vs Policy”.
A aula de Gonçalves introduziu o curso, dando uma visão do campo geral das políticas públicas. Ele ressaltou a diferenciação entre estudar políticas públicas e política no sentido político-partidário, que se constitui em um universo da ciência política e da economia política. A aula abordou conceitos e elementos fundamentais de análise das políticas públicas, uma área técnica, profissional, e acima de tudo, de conhecimento estruturado como campo científico.
As aulas, nesta edição de 2022, acontecem às segundas e quartas-feiras, sempre das 19h às 20h. A próxima aula será na quarta (22), e vai tratar sobre "Relacionando Serviços Públicos existentes ou novos", com Pedro Pontual.
Por motivos de saúde, houve a necessidade de mudança na grade do curso, e a aula que inicialmente estava prevista para quarta será retomada posteriormente.
Essa é a segunda iniciativa da ANESP de formação junto a jornalistas, e vem cumprir uma lacuna relevante no acesso a conhecimentos sobre o ciclo de políticas públicas no contexto brasileiro. A ideia, neste ano eleitoral, é apresentar a perspectiva de quem desenha e desenvolve as políticas públicas e a transparência na produção da informação de qualidade que chega à sociedade, destacando o momento em que a compreensão dessas políticas estará em pauta.
Ao todo foram recebidas 2.055 inscrições de interessados no curso, ultrapassando o número recebido para a primeira edição. Este universo é composto por estudantes de jornalismo e, majoritariamente, por profissionais que atuam em veículos de comunicação das mais diversas mídias. Grande parte desses jornalistas já atuam no setor público, nos diferentes poderes e em áreas vinculadas às políticas sociais especialmente.