No UOL: Desmonte do Inep e FNDE mostram descaso com a educação
Foi publicado na Coluna “Diálogos Públicos” do UOL, mais um artigo fruto da parceria com a ANESP, intitulado “Não é só o FNDE: Desmonte do Inep mostra descaso com a educação”.
Os autores - o EPPGG Daniel de Aquino Ximenes e a estudante de Ciências Sociais na Universidade de Harvard Carolina Barbosa Lindquist – analisam os desmontes na política de Educação, a partir da desestruturação no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), conectando-os com a prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, nesta quarta-feira (22), sob a suspeita de montar um balcão de negócios no MEC, com foco para a malversação de recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
O artigo mostra que o descaso com a educação do país vai muito além do caso noticiado hoje. Um exemplo é o Inep, principal instituição de estudos, pesquisa e coleta de dados em educação e que serve para apontar os rumos da política educacional nacional. O Inep sofreu com a nomeação sucessiva de dirigentes despreparados. O desmonte institucional pode se expressar de várias formas, como pela queda acentuada de orçamento no decorrer dos anos, malversação de recursos, ou mesmo pela precariedade técnica na condução das políticas públicas, indicando incompetência. A incompetência, por sua vez, está relacionada à baixa qualificação técnica de dirigentes nomeados para lidar com os desafios da educação brasileira, como é o caso do Inep.
Como consequências do desmonte, a tradição de alta qualificação dos dirigentes do órgão, porém, foi quebrada no governo Bolsonaro, que aparelhou ideologicamente o instituto, fragilizando as políticas educacionais do órgão e impactando diretamente os estudantes brasileiros.
E não é só a montagem de um balcão de negócios que prejudica a educação no Brasil. Outras formas de desmonte e descrédito da educação também estão sendo colocadas em prática nos últimos anos, e deixarão profundas sequelas, como mostram políticas públicas mal conduzidas por dirigentes sem perfil técnico adequado como observamos no caso do Inep.