Nota da ANESP sobre o Concurso Público Nacional Unificado

1. É de amplo conhecimento a necessidade urgente de concurso para a carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

2. O último processo seletivo foi realizado em 2012 e esses anos todos sem novas turmas de ingresso contribuíram para um envelhecimento relativo do quadro de colegas, reduzindo a disponibilidade de pessoal qualificado para as áreas estratégicas de formulação e implementação de políticas públicas.

3. Desde que o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi anunciado pela direção do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a diretoria à frente da ANESP naquele momento passou a acompanhar com atenção a evolução das propostas e a interagir com a equipe responsável pelo certame, a fim de assegurar que o espaço para a carreira de EPPGG fosse respeitado no novo modelo de processo seletivo, observando-se os requisitos legais e institucionais da carreira, sem, contudo, perder de vista a oportunidade de ingresso de novos colegas.

4. Neste percurso, a gestão anterior realizou várias reuniões entre as equipes e, principalmente, uma “live”, em 26/10, com representantes do MGI envolvidos na formatação do CPNU, aberta a todos os integrantes da carreira.  

5. Dando continuidade ao trabalho realizado, no qual a diretoria anterior procurou incidir ainda no desenho do modelo, a equipe atual entende que o passo seguinte mostrará o resultado da interação realizada e da discricionariedade dos executores, materializadas no conteúdo do edital.

6. Assim sendo, aguardaremos a publicação do referido edital, prevista para 10 de janeiro de 2024, quando, cientes dos reais dispositivos do concurso, a diretoria da ANESP convocará uma Assembleia Geral Extraordinária para que a nossa associação, de forma ampla e democrática, possa adotar uma posição final a respeito do tema.

Brasília, 19 de dezembro de 2023.

Diretoria ANESP