Organizado por EPPGG, Ipea lança livro sobre mobilidade social no Brasil

Helio Montferre/Ipea

Com o objetivo de compreender as diferentes dimensões da dinâmica social no Brasil – em específico, a estratificação e a mobilidade social brasileira –, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) lançou, no início deste mês, o livro “Dinâmica econômica, mudanças sociais e novas pautas de políticas públicas”. O EPPGG João Cláudio Basso Pompeu é um dos organizadores da obra, ao lado de André Rego Viana, Luis Carlos Garcia Magalhães e Ana Paula Vasconcelos Gonçalves.

A finalidade do projeto é, resumem os organizadores, propor tipologias de estruturas de classe no Brasil que possam ser úteis para a elaboração de políticas públicas, em um contexto de mudança da estrutura produtiva da economia nacional e da estrutura ocupacional, marcada pela redução relativa da ocupação industrial e do crescimento dos serviços. Para eles, a dinâmica econômica do início do século 21 está reconfigurando a estrutura social brasileira e, nesse sentido, “a aplicação da metodologia do mapeamento da estrutura de classes permite identificar essa reconfiguração da estrutura social brasileira, detectar o surgimento de demandas de políticas públicas ou possibilitar a adaptação de outras”, afirmam.

“Uma parte da obra é essencialmente teórica, baseada em uma longa discussão que busca resgatar a importância do uso da estratificação social e das categorias de classe para o debate de política pública no Brasil. Apresenta uma série de estudos de caso que são relevantes à reflexão sobre impactos em diversas políticas públicas”, explica André Rego Viana.

Ele também ressalta que as duas visões abordadas pela obra são capazes de compor um cenário abrangente, aprofundando, por meio de análises, a pauta da educação, a questão racial e as repercussões das alterações que ocorrem nas rendas das diferentes classes sociais para quadros políticos diversos.

Com informações do Ipea – leia mais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS