Ministério da Saúde reconhece programas de formação em vigilância em saúde coordenados por EPPGG
Crédito: Fiocruz
Três programas de formação em Vigilância em Saúde da Fiocruz Brasília, implementados por meio do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (Nevs/Fiocruz Brasília), coordenado pelo EPPGG Claudio Maierovitch, foram classificados entre os melhores do Brasil pelo Laboratório de Inovação em Saúde (EpiLab, do Ministério da Saúde). O resultado foi divulgado na última quarta-feira, 4/2.
As experiências educativas Programa de Residência Multiprofissional em Vigilância em Saúde e Turma Temática de Vigilância em Saúde em Rondônia do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde (MPPPS) conquistaram, respectivamente, o 2º e o 3º lugares no Eixo 1 – Formação acadêmica em epidemiologia aplicada. Já o curso de Especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS) Intermediário alcançou o 2º lugar no Eixo 2 – Epidemiologia de Campo.
Claudio Maierovitch destacou a relevância da cooperação institucional para a formação de profissionais qualificados para o SUS. “O reconhecimento é fruto do trabalho intenso que tem sido feito para formar pessoas para atuar no SUS, na área de epidemiologia e vigilância em saúde, em cooperação com o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e distrital”, afirmou.
Segundo o EPPGG, o Núcleo tem como característica a dedicação à vigilância em saúde voltada às necessidades do Sistema Único de Saúde, apoiando decisões, comunicação e processos formativos em temas emergentes para o sistema.
A avaliação considerou critérios como integração entre ensino e serviço, impacto na prática profissional, sustentabilidade e desenvolvimento de competências em epidemiologia aplicada ao SUS. Ao todo, o EpiLab recebeu 162 iniciativas educacionais de todo o país, das quais 73 foram homologadas para a etapa de classificação.
O EpiLab é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), voltada ao reconhecimento de experiências educacionais que fortalecem a epidemiologia aplicada nos serviços de saúde do SUS.