NETmundial+10 discute governança global do mundo digital; inscrições vão até 18/3

Dez anos após sediar o primeiro NETmundial, provocado pelo caso de espionagem das agências dos Estados Unidos denunciado por Edward Snowden, o Brasil recebe uma nova edição do encontro. Dedicado a debater os desafios globais para a governança global do mundo digital, o NETmundial+10 acontece nos dias 29 e 30 de abril de 2024, em São Paulo.

No momento em que o mundo atravessa uma nova revolução tecnológica, proporcionada pela comoditização de semicondutores e pela universalização do acesso à Internet, a discussão sobre os rumos da governança e das políticas públicas inerentes ao mundo digital, e seus impactos sobre a economia, a política e a cultura, torna-se uma preocupação global. O estabelecimento de uma agenda comum para os países enfrentarem os efeitos gerados pela expansão da Internet, das plataformas digitais e da inteligência artificial está no cerne da maior parte dos projetos estratégicos dos Estados Nacionais.

Assim, o NETmundial+10 convida interessados e interessadas a registrarem a intenção de participação até a próxima segunda, 18 de março. Devido ao limite de vagas, os cadastros serão submetidos à moderação e, para a aprovação, a organização levará em conta um conjunto de critérios de diversidade, como origens geográficas e gênero. A intenção deve ser registrada tanto por quem estiver interessado em participar do evento de forma presencial quanto de forma remota (com interação ao vivo). Para quem quiser acompanhar os debates pela internet, mas sem interação, haverá transmissão online. 

O formulário de intenção está disponível no site do evento e deve ser preenchido em inglês – acesse aqui. Para mais detalhes sobre o evento, clique aqui. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail netmundial10-info@cgi.br.

Na sequência, evento paralelo do G20 discutirá desinformação e discurso de ódio

Logo em seguida ao Netmundial+10, nos dias 30 de abril e 1º de maio, um evento paralelo do G20 – organizado também em São Paulo neste ano – debaterá desinformação e discurso de ódio em ambientes digitais. O evento do G20 é organizado pelo Grupo de Trabalho de Economia Digital e enfatizará as discussões globais sobre a promoção da integridade da informação. Além de reuniões fechadas e especializadas, haverá um evento de um dia aberto ao público em geral.

Segundo texto de divulgação do G20, o Brasil tem vocação histórica para ser um país situado na interseção de vários blocos regionais e alianças multilaterais, construindo pontes e facilitando diálogos que transcendem divisões: “Nesse espírito, a expectativa é que a confluência desses dois eventos permita a convergência de uma série de processos e debates”.

Saiba mais sobre o evento paralelo do G20, cujo título é “Promover a integridade da informação: combatendo a desinformação, o discurso de ódio e as ameaças às instituições públicas online”, aqui.