EPPGGs participam de programa sobre Primeira Infância em Harvard

12ª turma do Programa de Liderança Executiva

A 12ª edição do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, promovido pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Harvard em parceria com o Insper, aconteceu na última semana, entre 14 e 18 de agosto. Os EPPGGs Rogério da Veiga (Casa Civil/PR) e Bruna Bastos (Sagicad/MDS) representaram seus respectivos órgãos. 

O Programa busca sensibilizar, capacitar e mobilizar os formuladores de políticas públicas, os gestores públicos e os líderes da sociedade brasileira para atuarem pelo pleno desenvolvimento da Primeira Infância. 

Para Rogério da Veiga, “o curso intensivo traz os maiores especialistas do tema para apresentar as evidências científicas da importância de se investir nos primeiros anos de vida. E, mais importante, traz um debate muito rico sobre os desafios de implementação de políticas públicas para a Primeira Infância”.

A iniciativa é do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), uma coalizão formada pelas organizações Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Bernard van Leer, Center On The Developing Child da Universidade de Harvard, David Rockefeller Center for Latin American Studies (DRCLAS), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Insper e Porticus América Latina

As raízes de uma sociedade saudável e justa podem ser construídas na Primeira Infância. Uma liderança comprometida com o desenvolvimento do país e atuante no setor social tem o potencial de alavancar seu crescimento, estabelecendo as bases para uma nação mais próspera. Estes são os fundamentos que movem o Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância.

“O curso mostra a importância de reunir evidências para orientar ações estratégicas e formular políticas públicas efetivas voltadas para a Primeira Infância e também para atenuar os efeitos nocivos da pobreza, da desigualdade, da violência e do racismo sobre crianças e adolescentes”. Nesse ponto, sendo o Cadastro Único uma fonte primária de dados, ele pode auxiliar nesse diagnóstico,” opina Bruna Bastos. 

Dividido em duas etapas, a edição de 2023 promoveu o primeiro encontro entre 14 e 18 de agosto, na Universidade Harvard, em Boston, EUA, e o segundo encontro será sediado no Insper, em São Paulo, no final do ano. As 40 vagas foram preenchidas exclusivamente mediante convite realizado a lideranças indicadas por organizações parceiras do NCPI e que dialogam com a gestão estadual e federal de políticas, programas e práticas voltadas à primeira infância.

Rogério da Veiga e Marcia Castro, professora da Universidade de Harvard

As atividades foram conduzidas pelas professoras da Universidade de Harvard Marcia Castro e Aisha Yousafzai, e compreenderam debates sobre conceitos, dados e estudos de casos sobre vários aspectos do desenvolvimento infantil de crianças de zero a seis anos

O EPPGG Rogério da Veiga ocupa o cargo de Secretário Adjunto de Articulação e Monitoramento na Casa Civil da Presidência da República. Foi coordenador-geral do Programa Brasil Carinhoso, ação no âmbito do Plano Brasil sem Miséria voltada para a Primeira Infância e também trabalhou na equipe que coordenava a política de Primeira Infância na Prefeitura de São Paulo. “Promover o desenvolvimento das crianças pequenas é uma das prioridades do Governo Federal, que possui muitas políticas públicas que têm a primeira infância dentre seu público. O programa de liderança contribui para um olhar mais acurado sobre estas políticas públicas, possibilitando uma visão crítica de como e quais ações podem gerar mais impactos nessa fase da vida”, complementou Rogério.

Já a EPPGG Bruna Bastos atualmente é Coordenadora-Geral de Articulação da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad/MDS). No entanto, tem uma experiência de 11 anos atuando no Cadastro Único para Programas Sociais e já trabalhou com benefícios sociais voltados para famílias vulneráveis, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Auxílio Emergencial, durante a pandemia.