EPPGG Tassiana Carvalho analisa a relação positiva entre educação e renda
A plataforma Conexão Gestão Pública voltada para a disseminação de ideias, práticas e debates sobre a atuação governamental publicou artigo da EPPGG Tassiana Cunha Carvalho com o tema “Educação e renda: uma relação oportuna de longo prazo”.
Tassiana Cunha Carvalho é mestranda em educação e trabalha atualmente no Ministério da Educação destaca em seu texto que em cenários de aumento de desemprego e economia em declínio, perde-se a clareza dos benefícios que a educação traz em termos de emprego e renda.
Um relatório de 2018 do Banco Mundial, que discute oportunidades de emprego e educação para jovens brasileiros, aponta que ter um diploma universitário (em contraste a ter apenas o ensino médio completo) significa, em média, uma remuneração 125% superior. Também estima que o adicional de remuneração entre a conclusão do ensino médio e do ensino fundamental pode alcançar 50%. Mas esses números também vêm acompanhados de pesquisas que mostram que parte significativa dos entrevistados não reconhecia que saltos educacionais implicavam ganhos de remuneração.
Quanto à relação entre educação e a produtividade de um país, cabe destaque um outro relatório do Banco Mundial, específico sobre emprego e crescimento, que aponta que, ainda que baixo, o crescimento econômico registrado no Brasil nos últimos vinte anos foi impulsionado pelo aumento do nível de escolaridade da força de trabalho. Além disso, uma educação bem direcionada, que atenda as competências requeridas pelo mercado e pelas novas lógicas de relações sociais e de consumo, pode melhorar o “matching” entre trabalhadores e oportunidades, tornando mais eficiente e produtiva a alocação de recursos profissionais do país.