“Crime e confiança no mundo digital”, por Francisco Gaetani e Virgilio Almeida
O Valor Econômico publicou nesta terça (26) o artigo “Crime e confiança no mundo digital” assinado pelo professor da Ebape-FGV Francisco Gaetani e pelo professor associado ao Berkamn Klein Center da Universidade de Harvard Virgilio Almeida.
No artigo, os autores partem do questionamento da relação entre vacinação e avanço do crime digital. A resposta positiva que a sociedade brasileira vem dando ao imperativo da vacinação não tem sido semelhante na esfera da segurança digital. E não é por falta de tentativas.
O país produziu nos últimos anos vários posicionamentos estratégicos para lidar com o desafio digital. A Estratégia Brasileira de Transformação Digital (2018), a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (2020) e a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (2021) representam importantes esforços da sociedade brasileira e do governo federal para modelarem o problema.
A legislação nacional promulgada recentemente, na última década, é das mais brandas em relação a crimes de base digital. Parte do problema deve-se à sua obsolescência precoce. Datam de outra década, o que no mundo virtual pode significar um passado longínquo.
Segundo os dados do Internet Organised Crime Threat Assessment, da Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol) e do Global Security Index da União Internacional de Telecomunicações, o Brasil começa a fazer parte de um grupo de países como as antigas repúblicas soviéticas do Leste Europeu. Gangues de criminosos digitais estão se movendo muito mais rapidamente do que governos como o nosso. O escrutínio das fragilidades das arquiteturas institucionais das nações faz parte da estratégia destes nômades transgressores globais.