EPPGG é coautor de artigo selecionado no IX Encontro Nacional de Economia Industrial (ENEI)
O EPPGG Cristóvão de Melo e o economista do BNDES Pedro Quaresma de Araújo são autores de artigo que analisa a retomada da política industrial no mundo nos anos recentes e propõe um indicador de monitoramento para a Nova Indústria Brasil (NIB), política industrial do governo brasileiro lançada em janeiro de 2024. O artigo foi selecionado para o IX Encontro Nacional de Economia Industrial (ENEI), que ocorrerá em Fortaleza (CE) entre os dias 20 e 23 maio deste ano. O ENEI é organizado pela Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN).
O documento apresenta um panorama a respeito da adoção e interrupção das políticas industriais aplicadas no Brasil e no mundo durante o século XX e a sua retomada nos anos recentes. O sucesso econômico e o aumento da competitividade da China, que sistematicamente faz uso de política industrial há quatro décadas, fizeram com que diversos países do mundo observassem a necessidade de retomar a adoção de políticas industriais, principalmente após a pandemia, quando se interrompeu o fornecimento de insumos em diversos elos das cadeias de suprimento da produção e do comércio globais, provocando questionamentos a respeito da efetividade do modelo interdependente da produção industrial globalizada.
No que diz respeito à Nova Indústria Brasil (NIB), concebida a partir de missões a serem realizadas pelo país, o artigo propõe um indicador de monitoramento para acompanhar os resultados da NIB em termos de reindustrialização, entendida como o avanço da produção industrial nos setores mais afetos à nova política industrial do governo brasileiro.
Para ler o artigo completo, clique aqui.