CPNU é vencedor do Prêmio Espírito Público 2025

Foto: Jhonathan Braga

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), iniciativa que contou com papel central de servidoras e servidores da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) na sua organização – entre eles a EPPGG Maria Aparecida Chagas Ferreira, Ana Cláudia Alves de Medeiros Silva, Luiz Coimbra Barbosa, Frederico de Morais Andrade Coutinho, Ivelise Carla Vinhal Lício e Pedro Assumpção Alves – foi vencedor do Prêmio Espírito Público 2025 na categoria Gestão de Pessoas.

A cerimônia, realizada na última quinta-feira (27/11), reconheceu práticas transformadoras no setor público e reforçou o impacto da política inovadora de ingresso conduzida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A ministra Esther Dweck representou o MGI, ao lado de uma ampla equipe envolvida na coordenação do CPNU, e destacou que o prêmio evidencia o trabalho coletivo e comprometido das servidoras e servidores que sustentam o Estado brasileiro.

Para Dweck, a conquista sintetiza o espírito de transformação em curso no governo federal: “A tecnologia é um fator central de inovação, mas a grande inovação vem de boas ideias, e as ideias vêm justamente de quem trabalha dia a dia no serviço público e que pensa como dá para fazer as coisas de forma diferente”.

Lançado em 2024, o CPNU se tornou o maior concurso público da história do país, com 6.640 vagas ofertadas em sua primeira edição e provas aplicadas em 228 cidades. A iniciativa marcou uma mudança estrutural ao promover integração entre órgãos, ampliar a diversidade no serviço público e implementar políticas inéditas de equidade. A primeira edição garantiu reserva de vagas para indígenas e quilombolas, além de ampliar significativamente a presença de pessoas negras, indígenas e com deficiência entre as pessoas aprovadas.

O Prêmio Espírito Público, organizado pela República.org, reconhece equipes e profissionais que contribuem para um Estado mais eficiente, democrático e inovador. Em sua 7ª edição, reafirmou o compromisso coletivo com práticas que fortalecem o serviço público brasileiro.

A ANESP parabeniza todas e todos os envolvidos no CPNU, em especial EPPGGs que tiveram papel decisivo no desenho e implementação, pelo reconhecimento nacional e pelo trabalho que reafirma o valor da carreira na modernização do Estado e na construção de políticas públicas transformadoras.

Com informações do site da Enap.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS