Divulgados os semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico; futuro EPPGG está na lista

Fábio Frattini Marchetti, aprovado no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para a carreira de EPPGG, é um dos semifinalistas do 2º Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria “Ciências Agrárias e Ciências Ambientais”. Atualmente, ele está realizando o curso de formação na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), parte necessária para a aprovação no concurso e sua futura nomeação.

O trabalho, intitulado “Multifuncionalidade da agricultura familiar: a sustentabilidade de sistemas agroalimentares”, conta com a coautoria de Paulo Eduardo Moruzzi Marques e foi editado pela Edusp (Editora da Universidade de São Paulo). Eles concorrem, agora, com outras nove obras pela distinção, um dos principais prêmios de trabalhos científicos no Brasil.

Desde janeiro de 2024 que o Prêmio Jabuti, tradicional reconhecimento a talentos literários do Brasil, passou a contar com uma categoria específica de trabalhos acadêmicos, a partir de uma parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Conforme a Câmara Brasileira do Livro (CBL), organizadora da premiação, a avaliação de conteúdo fundamenta-se em quatro critérios: (1) relevância e pertinência científica; (2) qualidade editorial; (3) inovação; e (4) potencial de impacto. Saiba mais sobre a premiação aqui.