Compra de vacinas pela iniciativa privada, no momento, pode atrapalhar imunização

notavacina.png

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta, 6, a compra de vacinas contra a covid-19 pela iniciativa privada para a vacinação de pessoas ligadas às empresas. O argumento é que a iniciativa privada estará ajudando na imunização da população. Estará mesmo?

Vacinas como a da gripe, poliomielite, BCG, sarampo e outras que fazem parte do calendário de vacinação brasileira podem ser compradas e comercializadas pela iniciativa privada. Muitas empresas disponibilizam, por exemplo, doses de vacina contra a gripe para seus funcionários, o que é bom para a empresa, pois a imunização reduz o número de faltas dos funcionários, e para os trabalhadores, que se mantêm  saudáveis. Agindo assim, as empresas desempenham um papel complementar ao sistema público de saúde.

Mas a vacina da covid-19 é diferente das outras, já que hoje - e por um ou dois anos - não há no mercado doses suficientes para suprir o Plano Nacional de Imunização (PNI), sequer para os grupos de maior risco. 

Por isso, a entrada de novos agentes comprando vacinas pode aumentar a competição por um bem escasso. A primeira consequência possível a se observar é o aumento do preço para todos, de forma a tornar a vacina ainda mais difícil de ser acessada. 

A compra das doses pela iniciativa privada da vacina pode gerar, ainda, uma diminuição da disponibilidade de doses para a rede pública, aumentando o tempo para a imunização de grupos de maior risco e, consequentemente, a pressão sobre os hospitais.

O fato é que não há vacinas disponíveis no mercado mundial, ainda que não falte dinheiro. O Ministério da Saúde não tem conseguido ampliar o número de doses do PNI. A União Europeia tem encontrado dificuldades na vacinação. A China não tem dado conta da demanda por matéria-prima das vacinas. Portanto, não há indícios de que a iniciativa privada vá conseguir comprar vacinas e, caso consiga, o melhor, para todos, é priorizar o SUS até vacinar o percentual da população suficiente para controlar a pandemia.

No Brasil, há duas vacinas disponíveis: a Coronavac, do Instituto Butantan, e a Oxford/Astrazeneca, da Fiocruz.  O Butantan, até 6 de abril, já havia entregue 37,2 milhões de doses, das 46 milhões prometidas até abril. No dia seguinte, anunciou a interrupção da produção por falta de insumos, que são importados da China. A Fiocruz afirma estar produzindo 900 mil doses por dia, mas esse não tem sido o ritmo de entrega, segundo ela, porque o processo pós-produção leva em torno de 20 dias para ser finalizado. Até 2 de abril, a Fiocruz tinha entregado 8,1 milhões de doses. 

A situação é crítica e toda ajuda é bem-vinda. Há muitas formas da iniciativa privada ajudar no combate à pandemia. Ela tem ajudado, mobilizando-se para fazer doações de alimentos, itens de higiene, equipamentos de proteção individual e pressionando para acelerar a vacinação da população. 

Infelizmente, a compra de vacinas pela iniciativa privada, enquanto não houver vacinas suficientes no SUS para imunizar parcela suficiente da população para oferecer níveis seguros de proteção, não ajuda. Pelo contrário, pode até atrapalhar, aumentando os preços, atrasando a vacinação de grupos prioritários e, com isso, ampliando a pressão sobre os hospitais. No futuro, com a pandemia sob controle, a participação complementar da iniciativa privada poderá se dar da mesma forma que ocorre em outras vacinas.