Artigo no Nexo debate o papel das marcas no universo das políticas públicas
Marcas são atributos comuns a bens e serviços no mercado. No universo dos programas governamentais, são capazes de alterar seus rumos. Esta é uma das conclusões trazidas pelo artigo “Por que as marcas de políticas públicas importam?”, de autoria do EPPGG Leonardo Prudente, publicado no Nexo Políticas Públicas, nesta quarta-feira, dia 07 de abril.
O texto explica que no campo das políticas públicas, as marcas podem ser atribuídas não só às próprias políticas, programas ou projetos, mas às lideranças políticas e aos atores relacionados a elas, tais como as instituições governamentais ou mesmo o público beneficiário.
Na medida em que as marcas alteram a forma como as políticas públicas ou seus elementos são percebidos, elas podem alterar também seu desenho, a identificação do problema que elas devem enfrentar, as alternativas de ação, seu nível de confiança, seu patrocínio político, as relações de conflito e cooperação que compõem sua esfera, o engajamento de atores, a adesão do público-alvo, e, portanto, seus resultados e sua efetividade.